Conheça o passo a passo da produção de amendoim

É preciso que se conheça o passo a passo da produção de amendoim, para obter um produto de qualidade e com força no mercado interno e externo.

É preciso que se conheça o passo a passo da produção de amendoim, para que a cultura se desenvolva de forma adequada e seja bastante produtiva

Conheça o passo a passo da produção de amendoim
Para serem armazenados, o nível de umidade dos amendoins deve estar em torno de 8%. Foto: Aleksander Cocek

Originário da América do Sul, o amendoim é uma planta que se adapta aos mais variados climas, contanto que as temperaturas estejam na faixa entre 25 e 30°C. Dessa forma, a cultura irá se desenvolver de forma adequada e será bastante produtiva.

No Brasil, toda a produção é voltada à indústria, ao consumo in natura, à exportação e à fabricação de óleo. Mas você sabe como ele é cultivado? Não? Conheça o passo a passo da produção de amendoim antes de chegar ao mercado e às indústrias alimentícias.

 Preparação do solo

 "Antes do plantio de amendoim, deve-se proceder à preparação do solo. Primeiramente, é feita a aração (com um mês de antecedência, no mínimo). Em seguida, devem ser feitas algumas gradagens, para uniformizar a superfície do solo e facilitar a distribuição das sementes na cova", ressalta o professor especialista Ignacio José de Godoy, do Curso CPT Produção de Amendoim de Qualidade.

Aplicação de calcário ou calagem

A aplicação de calcário ou calagem deve ser feita para corrigir a acidez do solo e aumentar o teor de Cálcio, elemento fundamental para a formação dos grãos de amendoim. Caso contrário, serão formadas vagens de amendoim mal granadas ou vazias. Mas para saber a quantia exata de calcário a ser aplicado, deve ser feita a análise química do solo em laboratório.

Aplicação de adubo

A aplicação de adubo deve ser feita conforme os resultados da análise do solo e as exigências nutricionais da planta. Caso o agricultor não tenha feito a análise, podem ser usados 10 kg de Nitrogênio/hectare, 60 kg de Fosfato/hectare e 30 kg de Potássio/ hectare. O adubo deve ser aplicado junto à semeadura, distribuído de 5 a 10 cm de distância dos sulcos das sementes, em uma profundidade em torno de 15 cm.

Época para o plantio

No Sudeste, Sul e Centro-Oeste, a melhor época para o plantio de amendoim vai de setembro a novembro. Entretanto, os meses mais propícios para o plantio são setembro e outubro, quando o índice de produtividade aumenta, devido a fatores favoráveis do clima.

Ponto de colheita

O ponto ideal de colheita é quando as vagens estão maduras (preferencialmente a maior parte delas). Para acertar o momento da colheita, é preciso fazer inúmeras inspeções na cultura, colher algumas vagens de diversos pontos e abri-las para verificar se há manchas marrom-escuras na casca (indica grãos maduros).

Processo de secagem

Atualmente, o melhor meio de secagem dos amendoins são os secadores artificiais. Principalmente se a produção for em grande escala e se o produtor busca alto padrão de qualidade. Para serem armazenados, o nível de umidade dos amendoins deve estar em torno de 8% (ideal para a comercialização).

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Abicab e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 21-05-2015 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.