Controle de cupins nas culturas agrícolas

Se live dos cupins e garanta uma boa produção

 

Controle de cupins nas culturas agrícolas    Artigo CPT

''O uso de qualquer estratégia de controle só é justificado quando o custo da intervenção é menor que o prejuízo causado pela praga. Assim, para se decidir se o controle é necessário, é importante avaliar esta questão'', afirma o Prof. Dr. Og Francisco de Souza do Curso CPT de Controle de Cupins em Áreas Agrícolas.


Dois tipos de cupins atacam culturas agrícolas. O primeiro tipo é composto pelas espécies que constroem ninhos epígeos, isto é, construídos sobre a superfície do solo. Estes são os ninhos comumente conhecidos como montículos ou murunduns. O controle destes cupins é relativamente fácil. Primeiro, faz-se um furo no montículo, usando uma alavanca de ferro até que se atinja a câmara de celulose no interior do ninho. Uma vez aberto este furo, pode-se usar termonebulização ou então aplicar cupinicidas granulados.


A termonebulização é um método muito eficiente e de fácil aplicação. Tem a desvantagem de exigir equipamento especial e pessoal treinado. É importantíssimo que o trabalho seja feito por um técnico treinado, porque o risco de intoxicação é alto, já que a técnica se baseia na aplicação de gases. Na maioria das vezes, os escritórios de assistência técnica (EMATER, por ex.) costumam disponibilizar tal equipamento e instruir sobre sua utilização.


Procure o escritório mais próximo e acerte os detalhes de utilização e custos. Por outro lado, o uso de inseticida granulado é mais fácil, mais ainda assim, não dispensa nenhuma das normas de segurança mencionadas anteriormente. A desvantagem é que a eliminação completa do ninho pode demandar mais tempo.


Após a aplicação do produto, deve-se deixar o montículo intacto e verificar se há cupins vivos aos 30, 60 e 90 dias após. Somente após constatada a morte total do ninho é que se pode destruí-lo. Para o caso dos cupins de terra solta, deve-se raspar o monte de terra até encontrar dois olheiros grandes, localizados em duas extremidades opostas do ninho. Nestes olheiros, aplica-se a termonebulização ou inseticidas granulados.


O outro tipo de cupins comuns no ambiente agrícola é composto pelas inúmeras espécies que vivem no interior do solo, cujos ninhos não são visíveis à superfície. Para estes, a técnica mais comumente utilizada é a aplicação do cupinicida na época do plantio. Para o caso da cana-de-açúcar, pulveriza-se o cupinicida sobre os toletes no sulco de plantio. No caso de eucalipto, a forma mais viável é a imersão dos tubetes num tanque com uma solução cupinicida.

A intoxicação dos cupins com iscas contaminadas com agentes microbianos pode ser uma solução, mas seu uso é ainda restrito.


Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 05-08-2022 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.