Controle de pragas na plantação de amendoim

Conheça 4 tipos de pragas que podem aparecer na sua plantação

Controle de pragas na plantação de amendoim    Artigo CPT

 

A plantação de amendoim não exige muito do seus cultivadores, porém, é preciso cuidado para não cair no prejuízo com as pragas, esses podem comprometer todo o seu cultivo. O professor Ignácio José do Curso CPT de Produção de Amendoim de Qualidade diz que: ''as pragas podem ocorrer, com frequência, e, também, danos variáveis. Mais esporadicamente, podem ocorrer ácaros, percevejos, cupins e cochonilhas''.



— Cigarrinha (Empoasca sp)

As cigarrinhas são insetos pequenos, de cor verde-amarelada na forma jovem e verde pálida quando adultos, que se alimentam, sugando a seiva das plantas. As formas jovens localizam-se na página inferior do folíolo. São apanhadas mais facilmente que os adultos porque não voam. Molestadas, têm a característica de se deslocar lateralmente.

Os adultos voam rapidamente ao se tocar nas plantas que os abrigam. Plantas atacadas por cigarrinha apresentam grandes manchas amareladas nos folíolos, que, com o passar do tempo, evoluem para uma necrose. As manchas amarelas e a necrose, que, geralmente, aparecem próximo ao ápice dos folíolos, são atribuídas à saliva tóxica da cigarrinha. A duração do ciclo evolutivo, do ovo ao inseto adulto, é de, aproximadamente, três semanas, em condições normais de clima.


— Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus)

Lagarta pequena, de aproximadamente 1,5 cm de comprimento, quando completamente desenvolvida, de coloração cinza ou da cor do solo em que vive, com cabeça pequena marrom escura. O adulto é uma mariposa de aproximadamente 2 cm de envergadura. As lagartas escondem-se em abrigos subterrâneos que constroem, de onde saem para atacar as plantas, na altura do seu coleto, e abrir galerias no interior dos caules, em direção ao ápice das plantas. É característica a reação violenta da lagarta ao ser molestada. Em lavoura nova, o ataque da lagarta-elasmo é notado pela presença de plantas de pequeno porte, completamente secas.


— Lagarta-rosca (Agrotis ipsilon)

A lagarta-rosca é uma lagarta grande, medindo de 4 a 5 cm em seu desenvolvimento máximo, de corpo robusto, cilíndrico e liso, e de cor cinza com tonalidade variável. Tem como característica enrolar-se, quando molestada. Vive no interior do solo. À noite vem à superfície e corta o caule das plantas novas. O adulto é uma mariposa com aproximadamente 4,5 cm de envergadura.


— Trips (Enneotripes flavens, Caliothripes brasiliens, Frankliniella fusca)

Das espécies de trips, o Enneotripes flavens é praga-chave no amendoim cultivado em São Paulo e outros estados vizinhos. Segundo estudos, sua ocorrência parece restrita a essa região da América do Sul.


O inseto adulto é pequeno, de pouco mais de 1 mm. A ninfa é o inseto na fase larval, e localiza-se no folíolo ainda fechado, geralmente, antes da segunda semana de vida da planta. Adultos e ninfas raspam e sugam as células epidérmicas da face ventral do folíolo, que apresenta estrias prateadas ou amarelas, sete dias após a abertura. Ataques severos causam deformações nas plantas.


O trips tem multiplicação rápida, atingindo a fase adulta, duas semanas após a postura do ovo, em condições favoráveis de clima. Essa característica exige atenção especial no seu controle.


Clima quente e seco favorece sua disseminação, enquanto chuvas pesadas contribuem para o seu controle. Plantas de amendoim que surgem no terreno antes da instalação da cultura constituem fontes de infestação de trips.

 



Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

 

Eduardo Silva Ribeiro 08-07-2022 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.