Como é feita a adubação do coqueiro anão

A adubação, associada a outras técnicas de manejo, pode duplicar a produção anual do coqueiro anão

Como adubar um coqueiro anão

Nos últimos anos, o cultivo do coqueiro anão vem se expandindo no Brasil. Hoje, a sua presença não se limita apenas às regiões litorâneas, locais caracterizados por solos arenosos, mas pode-se encontrá-lo, com produtividade satisfatória, na maioria dos estados.

No que se refere ao mercado para esse produto, pode-se dizer que é bastante aberto, pois a grande maioria da população brasileira, de todas as classes sociais, introduziu em seus hábitos o consumo de coco in natura. Haja vista que, mesmo com o aumento das áreas cultivadas e a utilização de novas tecnologias, a produção nacional de coco ainda não atende suficientemente à demanda de mercado, que a cada dia é maior.

O coqueiro anão possui características rústicas, cuja produtividade é simples de ser conduzida e apresenta elevados níveis de produção, principalmente, quando há introdução de inovações tecnológicas, como irrigação apropriada, adubação adequada e controle de pragas e doenças. Essa associação pode duplicar a produção anual desse cultivo.

Entre essas técnicas de manejo, a adubação é exigida tanto no cultivo irrigado como no de sequeiro. Essa exigência se faz necessária pelo fato de tratar-se de uma planta de alta produtividade e, portanto, a absorção dos nutrientes do solo é proporcional a sua elevada produção. Assim, a adubação adequada é primordial para se alcançar produção com qualidades desejáveis. Quando se trata de coqueiro irrigado, a importância da adubação se iguala à irrigação e, nos cultivos de sequeiro, a adubação representa a etapa mais importante.

O curso "Adubação do Coqueiro Anão", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, aborda os assuntos mais importantes relacionados a uma das principais técnicas de cultivo, responsável pela obtenção de produtos de qualidade. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do engenheiro agrônomo Luiz Ângelo Mirisola Filho, doutor e especialista em coqueiro pela UFV - Universidade Federal de Viçosa.

http://www.youtube.com/watch?v=4OFhDq55DVY

Marconi Vieira 06-04-2010 Cultivo de Coco

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.