As matrizes na produção de coco

Como devem ser as árvores matrizes da produção de coco?

'As matrizes na produção de coco    Artigo CPT

 

No coqueiro existem procedimentos que podem ser adotados na produção para melhor proveito da plantação e mais lucros com a colheita, o professor Luiz Ângelo do Curso CPT de Produção de Coco Anão para Consumo de Água, trouxe dicas imperdíveis para você consultar na sua propriedade.


Características das matrizes: o campo de produção deverá ser composto com matrizes, cujas características sejam as mais próximas possíveis das suas espécies de origem, ou seja, sem cruzamentos indesejáveis e que, ainda, apresentem as seguintes características:


— serem plantas vigorosas, que não sofreram ataques de pragas e doenças e deficiências nutricionais;


— deverão possuir o caule reto, parte aérea bem desenvolvida e com uma arquitetura bem definida;

 

— plantas que apresentem de 30 a 35 folhas, que lhes permitirão apresentar alta emissão de inflorescências e, em consequência, uma alta produção. Como referência, uma matriz deverá apresentar entre 15 e 16 inflorescências a cada ano, ou seja, uma, a cada 22 a 25 dias;


— plantas que apresentem baixo índice de abortamento de flores femininas após a fecundação resultarão em cachos com maior número de frutos vingados;


— plantas que emitem cachos com pedúnculos resistentes, ou seja, nem muito curtos, nem muito longos, o que irá facilitar a formação do cacho e dos frutos.


— além disso, é preciso saber também que, em média, o período ideal para um coqueiro ser considerado matriz inicia-se quando a planta atingir cinco anos e estenderá até os seus 30 a 35 anos.


Plantas que não atenderem a todas essas características, certamente, irão produzir sementes com menor potencial produtivo. Por isso, elas deverão ser cuidadosamente avaliadas.


Conheça os Cursos da Área Processamento de Coco.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 22-07-2022 Cultivo de Coco
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.