Conheça os tipos de coqueiros

O coqueiro é típico de regiões quentes, úmidas e ensolaradas

 

O coqueiro é uma planta de extraordinária importância para o ser humano, existindo muitas comunidades cuja subsistência depende dos produtos que tiram do coqueiro. Por isso, é conhecido em muitos lugares como a "árvore da vida".

Cultivado em mais de 80 países tropicais, o coqueiro oferece mais de 360 modalidades diferentes de aproveitamento com 200 deles constituindo-se em alimentos (água de coco, coco ralado, leite de coco, doce, sorvete, entre outros).

O coqueiro é típico de regiões quentes, úmidas e ensolaradas; a água é o fator mais importante para o coqueiro e depois dela a temperatura e a radiação solar. O coqueiro requer temperatura média anual acima de 22ºC. Ótimo em 27-28ºC; temperatura elevada com baixa umidade é condição danosa para a planta.

Tipos de coqueiros

Coqueiro gigante

Planta de porte alto, atingindo cerca de 35m de altura. Sua finalidade principal é o fornecimento de polpa (copra) para a indústria de derivados de coco (coco ralado e leite de coco). Inicia sua produção a partir de seis anos e meio. Tem a produção média de 70 frutos/planta/ano.

Coqueiro anão

Planta de porte baixo, atingindo cerca de 12m de altura, utilizado para atendimento do consumo de água de coco (in natura). Começa a produzir com 2 anos e meio, apresenta produtividade de 120 frutos/planta/ano, podendo alcançar 250 frutos em sistemas irrigados.

Coqueiro híbrido

Plantas de porte intermediário, atingindo cerca de 20m de altura, com dupla finalidade de fornecimento de coco para a indústria e para água. Sua produtividade alcança de 120 a 150 frutos/planta/ano, com início de produção aos quatro anos pós plantio.

Raimundo Camelo Mororó, coordenador do Curso Industrialização do Coco, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que o coqueiro exige solos profundos (profundidade efetiva entre 1 e 2m), é tolerante a solos arenosos, argilosos, requer solos bem drenados, com lençol freático entre 1 a 4m de profundidade, com fertilidade média alta, ricos em matéria orgânica, potássio, fósforo, cálcio e magnésio e com pH entre 6,0 e 6,5.

Equipe de Redação 10-09-2012 Cultivo de Coco
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.