Como produzir coco anão para consumo de água

 

O cultivo de coqueiro anão ocupa diversas áreas do país

Cultivo de coco anão para consumo de água  

Apesar de ser uma cultura de elevado custo de produção, o cultivo do coqueiro é, atualmente, considerada uma das atividades agrícolas de maior retorno financeiro. Isso acontece porque o consumo de coco, principalmente na forma "in natura", vem aumentando cada vez mais em todo o mundo.

No Brasil, há alguns anos, o cultivo de coqueiro anão deixou de ser feito apenas nas regiões litorâneas, para expandir-se também para regiões que antes não eram consideradas propícias para a implantação dessa cultura.

À medida em que a cultura do coqueiro foi se expandindo, as técnicas de cultivo, já existentes, foram aprimoradas, e outras, mais eficientes, foram desenvolvidas e colocadas à disposição dos produtores.

Condições de solo

As condições de solo em que as plantas irão ser cultivadas é um fator importante para se obter boas produções de qualquer cultura, pois o solo servirá de suporte físico para fixação das plantas e será o responsável pelo fornecimento de água e de nutrientes às mesmas.

O coqueiro se desenvolve bem em solos com boa drenagem natural, como os de características mais arenosas. Além disso, trata-se de uma planta que cresce continuamente, permanecendo sempre com muitas folhas e em constante produção e, para se manter assim, as plantas precisarão absorver, constantemente, nutrientes do solo.

Do ponto de vista físico, os solos leves são os mais adequados para o desenvolvimento do coqueiro, pois a sua baixa capacidade de retenção d’água poderá ser suprida por um sistema de irrigação bem manejado.

Condições climáticas

Temperatura: por se tratar de uma cultura típica de clima tropical úmido, o coqueiro necessita de ambientes com temperaturas relativamente altas, sendo que a condição ideal para o seu bom desenvolvimento encontra-se entre 25°C e 30°C.

Umidade relativa do ar: as melhores condições de umidade relativa para se obter boas produções da cultura do coqueiro são aquelas entre 60% e 85%.

O curso "Produção de Coco Anão para Consumo de Água", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, tem o objetivo de difundir novas informações, abordando, em detalhes, as técnicas de melhoria no cultivo de coco. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do Dr. Luiz Ângelo Mirizola Filho, especialista em cultivo do coqueiro anão, pela UFV - Universidade Federal de Viçosa.

http://www.youtube.com/watch?v=f0a9kq---eY

Marconi Vieira 31-03-2010 Cultivo de Coco
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.