Desenvolvida alface resistente a altas temperaturas

A média de temperatura, às 14:00 horas, chega a 32 °C e ainda assim a alface permanece resistente ao calor

Desenvolvida alface resistente a altas temperaturas

A alface é uma das hortaliças mais comercializadas no país, principalmente por apresentar preço comercial mais acessível. Mas as cultivares existentes no mercado podem apresentar algumas injúrias nas folhas devido ao excesso de calor, principalmente no verão. Felizmente, a Embrapa (DF) desenvolveu uma alface resistente a altas temperaturas e com maior durabilidade em geladeira.

A nova cultivar foi possível graças ao árduo trabalho de Fábio Suinaga, engenheiro agrônomo, e Carlos Eduardo Pacheco, engenheiro ambiental. Tudo começou há 8 anos, quando foram selecionadas variedades de alface comerciais, que apresentavam grande potencial de aprimoramento. As cultivares com melhor genética foram escolhidas para que novas alfaces apresentassem alto padrão de qualidade.

Atualmente, 12 cultivares de alface têm sido submetidas a estudos, em câmara de crescimento vegetativo, onde são simuladas situações reais. O ambiente artificial oferece às alfaces condições semelhantes às do campo. Para estimular o crescimento, é utilizada a luz rosa; para induzir o florescimento, entra em ação a luz branca. Já o computador controla a incidência solar, a temperatura e a umidade relativa do ar.

As cultivares de alface em estudo têm sido submetidas à temperatura de 25 °C. Entretanto, o objetivo é aumentar a temperatura, gradualmente, no decorrer de 2 meses, até alcançar 40 °C. Segundo Fábio Suinaga, a média de temperatura, às 14:00 horas, chega a 32 °C e ainda assim a alface resiste. Mas é indispensável garantir à cultivar um bom suprimento de água para que ela consiga enfrentar o calor.

No desenvolvimento da nova cultivar de alface, a autofecundação (quando o pólen fecunda a própria flor), comum às alfaces, é impedida. O cruzamento é feito artificialmente, com a lavagem do pólen da “mãe” antes de fecundá-la com o pólen do “pai”. É imprescindível que as alfaces apresentem bom padrão genético. Cerca de 30 dias após o procedimento, surge a nova variedade de alface resistente a altas temperaturas.

Conheça o Curso CPT a Distância e Online Hidroponia - Controle de Pragas e Doenças da Alface.

Leia o artigo "Conheça algumas doenças da alface cultivada em hidroponia".

Fonte: g1.globo.com

Andréa Oliveira 22-01-2019 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual para Tornar sua Produção Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.