Dicas de manejo de plantas daninhas no cultivo de milho-pipoca

A redução da produtividade do milho-pipoca é atribuída à sua competição com as ervas daninhas por água, nutrientes e luz

Dicas de manejo de plantas daninhas no cultivo de milho-pipoca

“O milho convencional é extremamente sensível à competição com as plantas daninhas. No caso do milho-pipoca, que apresenta baixo vigor de planta, as perdas de produtividade são ainda maiores que as do milho comum. Normalmente, essa redução na produção é atribuída à sua disputa com as ervas daninhas por água, nutrientes e luz”, explica João Carlos Cardoso Galvão, Doutor em Fitotecnica e professor do Curso CPT Produção de Milhos Especiais.

Por esse motivo, deve-se impedir a concorrência das plantas daninhas com o milho-pipoca na fase inicial de desenvolvimento da planta. Vale lembrar que, nas fases intermediárias da cultura, o milho comum apresenta bom potencial de boa cobertura do solo, o que impede o crescimento das plantas invasoras devido ao sombreamento. Ao contrário do milho-pipoca, por ser uma planta menos vigorosa, não alcança boa cobertura do solo.

Dicas de manejo de plantas daninhas no cultivo de milho-pipoca


Como o milho-pipoca não garante uma cobertura do solo eficiente, as plantas daninhas ganham a competição e se desenvolvem rapidamente na lavoura. Para impedir que isso aconteça, o produtor de milho deve adotar estratégias, que evitem o desenvolvimento dessas invasoras. Uma ótima alternativa é removê-las na fase de competição crítica destas com o milho-pipoca. Ou seja, quando surgem quatro folhas totalmente desenvolvidas no milho.

Para que as estratégias de manejo de plantas daninhas gerem bons resultados, o produtor deve adotar métodos, que sejam viáveis técnica e economicamente. Por isso, o melhor período para agir é quando o milho está mais vulnerável à invasão das plantas daninhas. Entretanto, alguns fatores devem ser considerados, como:

->Plantas daninhas predominantes;
->Investimento necessário para o manejo;
->Disponibilidade de equipamentos;
->Disponibilidade de mão de obra;
->Tamanho e relevo da lavoura;
->Condições climáticas da região.

Método mecânico


O método mecânico mais comum, para controle de ervas daninhas no milho-pipoca, é a capina manual. Principalmente pela eficiência, pelo baixo custo e pelo baixo impacto no meio ambiente.

Método químico


Já no método químico, são aplicados herbicidas específicos, que não agridem o milho e se concentram apenas nas plantas daninhas. Entretanto, o investimento nesse manejo é alto, sem falar no impacto negativo no meio ambiente.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura.

Leia o artigo "Milhos especiais: tipos de milho pipoca."

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 08-02-2020 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Produção de Milhos Especiais - Milho Verde e Milho-Pipoca

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.