Dicas simples para cultivar trigo

O trigo tem origem asiática e é cultivado há cerca de 10 mil anos antes de Cristo

Dicas simples para cultivar trigo

O trigo tem origem asiática e é cultivado há cerca de 10 mil anos antes de Cristo. Atualmente, ele é um dos cereais mais cultivados e consumidos do mundo, tal qual o milho. No Brasil, o cultivo teve início na metade do século XVI pelos colonizadores portugueses. As três espécies de trigo conhecidas são: o trigo duro (Triticum durum), amplamente utilizado na culinária nos dias atuais; o trigo comum (Triticum aestivum), também utilizado na alimentação humana; e o trigo selvagem (Triticum monococcum), próprio para a alimentação animal.

Região ideal


A região ideal para cultivo deve apresentar condições climáticas favoráveis à planta. No Brasil, as regiões Sul e Sudeste são perfeitas para o trigo, com o máximo aproveitamento do potencial da cultura. Nessas regiões, as temperaturas são amenas e variam de 15°C a 25°C, o que permite o bom desenvolvimento do trigo.

Com o avanço tecnológico e o emprego de sistemas de irrigação, como pivô central, hoje, no Centro-Oeste do país, também é possível produzir trigo com ótima performance produtiva. A temperatura alta comum nessa região é compensada com a irrigação.

Preparo do solo


Após escolher as melhores sementes de trigo do mercado, o próximo passo é preparar o solo 30 dias antes da semeadura. Caso contrário, ela não surtirá o efeito esperado. Uma recomendação importante é limpar o terreno previamente para retirar plantas daninhas e restos de outras culturas.

Uma amostra do solo deve ser encaminhada para análise em laboratório. Após o resultado laboratorial, o produtor de trigo poderá realizar a calagem e a adubação conforme as necessidades do solo. Para isso, são utilizados produtos agrícolas, que enriquecem o solo e melhoram sua fertilidade.

Semeadura


Após a correção do solo, pode-se fazer a semeadura tranquilamente. As covas devem apresentar 15 centímetros de profundidade e largura, cavadas de forma mecânica ou manual. Em seguida, cada cova deve receber as sementes de trigo, lançadas pela semeadora, o que otimiza o trabalho do produtor e evita o desperdício de sementes.

O processo termina com o fechamento das covas para dar início à germinação das sementes de trigo. Durante todo o ciclo da cultura, um bom projeto de irrigação é crucial para que as plantinhas de trigo cresçam viçosas.

Tratos culturais


Na verdade, da germinação à maturação do trigo, é indispensável um bom sistema de irrigação. Principalmente em regiões onde o índice pluviométrico é baixo. Nesse caso, a irrigação por pivô central é a mais recomendada se o relevo da região permitir. Realizar o monitoramento e controle de pragas e plantas daninhas são tratos culturais igualmente importantes.

Conheça o Curso CPT a Distância e Online Produção de Milhos Especiais.

Leia o artigo "Percevejos são monitorados por sensores nas lavouras de soja, milho e trigo."

Fonte: novonegocio.com.br

Andréa Oliveira 05-06-2019 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.