3 doenças em citros causadas por bactérias

O citricultor deve atentar para as doenças em citros causadas por bactérias e realizar medidas preventivas sem uso de agroquímicos

3 doenças em citros causadas por bactérias

Segundo Paulo Antônio D'Andréa, professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Citros, os citros são frutas originárias das regiões subtropicais e tropicais do Sul e Sudeste da Ásia, além da Austrália e África. São exemplos desse tipo de fruta laranja, tangerina, limão, lima ácida, pomelo, cidra, laranja-azeda e toranja. Entretanto, para o sucesso do cultivo, o citricultor deve atentar para as doenças bacterianas em citros e realizar medidas preventivas sem uso de agroquímicos.

Cancro cítrico


O cancro cítrico é causado pela bactéria Xanthomonas citri subsp. Citri, que promove a desfolha das frutíferas, além da depreciação e queda prematura dos frutos. A doença se manifesta nos frutos, nas folhas e nos ramos, na forma de lesões salientes amarronzadas, com halo amarelado. A disseminação do cancro cítrico ocorre por ferramentas, máquinas e vestuários contaminados.

Outra forma de propagar a doença são as galerias abertas nas folhas dos citros pela lagarta minadora. Essas injúrias facilitam a contaminação pela bactéria causadora da doença. Como medidas preventivas contra o cancro cítrico, temos: uso de quebra-ventos no pomar, plantio de cultivares mais resistentes e controle biológico da lagarta minadora.

Clorose variegada dos citros


A clorose variegada dos citros, também conhecida como CVC ou “amarelinho”, é causada pela bactéria Xylella fastidiosa, que pode contaminar todas as cultivares comerciais de citros. Sua disseminação ocorre por cigarrinhas, que se alojam no tecido das plantas interrompendo o fluxo de água e nutrientes. Como resultado, ocorre clorose foliar, semelhante à deficiência de zinco, mas com uma diferença: na parte de trás das folhas, surgem pontuações marrons.

Além disso, com o avanço da doença, os frutos se desenvolvem de forma irregular, com tamanho reduzido e rachaduras. Como medidas preventivas contra a clorose variegada dos citros, temos: plantio de mudas sadias, poda e descarte dos ramos doentes e controle biológico das cigarrinhas.

Greening


O greening, também conhecido como huanglongbing ou HLB, é causado pela bactéria Candidatus liberibacter, transmitida pelo inseto Diaphorina citri. Trata-se de uma doença com grande impacto negativo na citricultura. A bactéria se instala no floema da frutífera se espalhando rapidamente. Como consequência, surge um amarelecimento mosqueado e assimétrico nas folhas dos citros.

Além disso, os frutos amadurecem de forma irregular e se desenvolvem deformados. Como medidas de controle contra o greening, temos: monitoramento contínuo do pomar, remoção e destruição das plantas contaminadas e controle biológico do inseto vetor.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica:

Cultivo Orgânico de Citros

Produção de Morango Orgânico

Agricultura Natural

Fonte: blog.aegro.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 19-11-2021 Fruticultura
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.