7 super benefícios do abacate para a saúde

O abacate é constituído de cálcio, ferro e fósforo, além da vitamina A, vitamina C e vitamina E, essenciais ao bom funcionamento do organismo

7 benefícios do abacate para a saúde

O abacate (Persea americana) apresenta gorduras monoinsaturadas, que não causam nenhum malefício à saúde. Embora calórica, a fruta é constituída de ácidos graxos benéficos, como ômega 3, ômega 6, ômega 7 e ômega 9. Além disso, ele apresenta os minerais cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês, cobre e zinco, bem como as vitaminas A, C e E, essenciais ao bom funcionamento do organismo.

1. Evita a fadiga muscular


Como é constituído de proteínas e gorduras benéficas, o abacate é fonte de energia, o que evita a fadiga muscular. Além disso, a fruta destrói os radicais livres originados de atividades físicas praticadas intensamente. Por esse motivo, o consumo regular de abacate é recomendado a atletas de musculação.

2. Retarda o envelhecimento da pele


Além de prevenir o surgimento de rugas e estrias, o abacate retarda o envelhecimento, pois apresenta antioxidantes e nutrientes que contribuem com a formação de colágeno. Com isso, a pele se torna mais rejuvenescida, pois ganha elasticidade e beleza.

3. Melhora a memória


O ômega 3 presente no abacate melhora a memória, pois contribui com a manutenção da saúde do cérebro. Além disso, ele promove a boa circulação cerebral, o que auxilia não apenas na capacidade de memorização como também na concentração.

4. Previne doenças cardíacas


Apenas 100 gramas de abacate apresentam 23% do valor de ácido fólico (recomendação diária). Ao ingerir essa quantidade, o indivíduo garante a boa saúde do coração, pois previne uma série de doenças cardíacas, como o infarto. Sem falar dos benefícios da vitamina E e dos ácidos graxos, que também tornam o coração forte e saudável.

5. Previne o mal congênito


A espinha bífida é um mal congênito, que afeta o bebê no ventre da mãe, caso ela não consuma ácido fólico. Como o abacate é fonte desse poderoso nutriente, toda mulher grávida deve passar a consumir o fruto regularmente.

6. Previne a catarata


Rico em carotenoides, em especial luteína, o abacate previne doenças nos olhos, como a catarata e a degeneração macular. Fora os poderosos antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis por muitos problemas na visão.

7. Previne o câncer de mama


Por fim, esse fruto incrível previne o câncer de mama, graças ao ácido oleico, mais conhecido como ômega 9, um poderoso ácido graxo amplamente benéfico à boa saúde da mulher. Nesse sentido, o fruto deve ser consumido com regularidade.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas

Produção de Mudas Frutíferas

Como Tornar seu Sítio Lucrativo

Fonte: Frutíferas.com.br

Por Andréa Oliveira

 

Andréa Oliveira 03-12-2020 Fruticultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.