Agricultor cria nova variedade de morango 100% nacional

Agricultor cria nova variedade de morango 100% nacional. Graças ao melhoramento genético, realizado durante 5 anos, um produtor de morangos mineiro chegou à variedade de morango P.R.A.

Graças ao melhoramento genético, realizado durante 5 anos, um produtor de morangos mineiro chegou à variedade de morango P.R.A.

Agricultor cria nova variedade de morango 100% nacional

"A cultura do morango sofreu grandes mudanças na década de 70 e segue até hoje, com o desenvolvimento de variedades mais produtivas, resistentes e de qualidade", afirmam Francisco Antônio Passos, Juarez Antônio Betti, Maria Aparecida de Souza Tanaka e Regina Célia de Matos Pires, professores do Curso a Distância CPT Produção de Morango, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Atualmente, a cidade de Estiva é a maior produtora de morangos do estado de Minas Gerais - são 320 hectares, com produtividade média de 60 toneladas/ hectare/ano. O mais interessante é que a atividade é concentrada principalmente na agricultura familiar, com 5 décadas de dedicação e inovação na produção de morangos. Com tantos anos de experiência, um dos produtores da região conseguiu desenvolver uma nova variedade de morangos 100% nacional.

Graças ao melhoramento genético, realizado durante 5 anos, com cruzamento de diferentes tipos de morangos, um produtor de morangos mineiro chegou à variedade de morango P.R.A. Trata-se de um pseudofruto altamente resistente, com tamanho maior, sabor bem doce, cor vermelha intensa e aroma agradável.

Os resultados aos quais chegou o agricultor familiar permitiram que a variedade fosse reconhecida pelo MAPA - Ministério da Agricultura e do Abastecimento, no fim de 2016. Para obter a nova variedade, foi realizado um cruzamento genético entre a variedade de morango Diamante com a variedade Cartum. No processo, também foram agregados vários aromas até chegar ao morango P.R.A.

O Emater-MG ajudou na realização de testes nos quais o novo morango foi submetido a diversas condições climáticas e tratos culturais. Em todos, a variedade de morango P.R.A. mostrou excelentes resultados. O pseudofruto tornou-se altamente produtivo - cerca de 1 kg/planta, com coloração de um vermelho vivo e sabor intensamente doce.

Além dessas qualidades, o morango da variedade P.R.A. é mais resistente ao transporte e ao manejo, com alta aceitação no mercado consumidor e preço bem acessível (mais barato). No sistema protegido com tela e boa irrigação, a produtividade da nova variedade pode dobrar de 1 kg/planta para 2kg/planta.

Outro fator importante é que o morango P.R.A. se desenvolve bem em qualquer época do ano (muda tipo "dia neutro"). Essa característica era encontrada somente em frutos importados. Estes são muito caros (R$750,00 o milheiro), já a variedade de morangos nacional P.R.A. sai a R350,00 o milheiro (bem mais em conta).

Graças à aprovação do MAPA, a variedade P.R.A. ganhou força no mercado e passou a ser comercializada em várias regiões. As matrizes da nova variedade de morangos têm sido fornecidas a outros produtores de morango do país.  O objetivo é disseminar suas mudas em todo território nacional. De fato, uma vitória para Pedro Ribeiro, agricultor familiar de Estiva (MG). Antes, somente empresas tinham conseguido reconhecimento do Ministério da Agricultura.

Fonte: Canal Rural.

Andréa Oliveira 03-03-2017 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.