Como fazer o espaçamento e o plantio de cupuaçu

Depois de selecionar as mudas, é preciso podar suas raízes e colocá-las no centro da cova com cuidado para não quebrá-las

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de frutas e isso se deve ao fato do nosso país possuir excelentes condições climáticas e um território com dimensões continentais, com solos ideais para a exploração da cultura.

A floração e a frutificação do cupuaçu podem ocorrer simultaneamente entre os meses de novembro e março. O período de floração coincide com o período de menor incidência de chuvas, iniciando-se em junho, podendo estender-se até o mês de março, com pico entre os meses de novembro e janeiro. Já a frutificação ocorre entre os meses de novembro e junho, atingindo o máximo de sua produção entre os meses de fevereiro e março. Entretanto, pode-se encontrar frutos temporãos até o mês de julho.

O cupuaçuzeiro é uma planta que necessita de sombreamento na fase jovem. No entanto, na fase adulta, ele pode ser cultivado com sombreamento parcial. Essa prática possibilita o cultivo do cupuaçu em áreas de sub-bosque. É importante ressaltar que esse tipo de cultivo contribui com a redução de custos no momento do preparo de áreas, pois é possível aproveitar as capoeiras e pastagens abandonadas ou as áreas antes ocupadas com culturas anuais.

Espaçamento

O espaçamento que tem apresentado melhores resultados é em forma de triângulo equilátero, com lados de oito metros onde pode-se obter uma densidade de 179 plantas por hectare. Esse espaçamento é recomendado para plantas que terão o crescimento natural e não serão praticadas as podas de condução. Esse tipo de cultivo produz plantas com maior volume de copa, exigindo assim uma área maior.

Existe também o espaçamento de seis metros em forma de triângulo equilátero que é recomendado para plantas que sofreram o processo de enxertia. Esse processo permite obter uma densidade de 319 plantas por hectare.

Plantio

Depois de selecionar as mudas, é preciso podar suas raízes e colocá-las no centro da cova com cuidado para não quebrá-las. É preciso deixar o colo da planta cinco centímetros acima do nível do solo, não enterrá-la além do nível do colo, ou seja, da região que separa o caule do sistema radicular, ficando no mesmo nível em que se encontrava no saquinho, lembrando de retirar o saquinho para não enovelar as raízes.

Após o plantio, procede-se uma irrigação abundante. A irrigação deve ser feita a cada 10 e 20 dias sempre que necessário até o pegamento da muda.

Técnicos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira e coordenadores do Curso Produção de Cupuaçu, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dizem que é necessário que se faça a cobertura morta após o plantio. Esse procedimento tem a finalidade de proteger a muda contra o raios solares, diminuir a temperatura do solo e manter a umidade, além de evitar o nascimento de plantas daninhas, o que vai ajudar a aumentar o índice de pegamento das mudas.

Equipe de Redação 20-08-2012 Fruticultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

José Lázaro Belém Gomes

01-10-2019

Obrigado pela resposta

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

03-10-2019

Olá José Lázaro Belém Gomes,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que gostou do artigo. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso sobre cultivo de cupuaçu.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

José Lázaro

27-09-2019

Muito bom o artigo. Eu gostaria de receber mais informações sobre o assunto, pois tenho interesse em cultivar o cupuaçu, mas preciso de informações. Obrigado.

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

01-10-2019

Olá José Lázaro,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com mais informações e esclarecimentos sobre o curso.

Atenciosamente,
Victor Sampaio