Conheça 5 benefícios da seriguela para a saúde

A seriguela apresenta substâncias antioxidantes, que auxiliam no combate aos radicais livres

Conheça 5 benefícios da seriguela

“A Spondias purpurea produz um fruto doce, amarelo e nutritivo, conhecido regionalmente como seriguela, cajá vermelho e jacote”, ressalta Dalmo Lopes de Siqueira, Doutor em Produção Vegetal e professor do Curso CPT Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas. Os grandes produtores de seriguela são Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Distrito Federal, graças ao clima regional favorável ao desenvolvimento da frutífera.

Distribuída por quase todo o território nacional, a seriguela é uma fruta amplamente benéfica à saúde. Rica em fibras, vitaminas A e C, bem como vitaminas do Complexo B, além de minerais indispensáveis ao bom funcionamento do organismo, como cálcio, ferro, fósforo, zinco e potássio, a fruta também apresenta substâncias antioxidantes, que auxiliam no combate aos radicais livres.

Consumir seriguela regularmente:

1. Combate o envelhecimento precoce


Como apresentam compostos fenólicos, que são antioxidantes, bem como alto teor de vitamina C, a seriguela interrompe a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, o consumo regular da fruta previne problemas cardiovasculares, como acidente vascular cerebral e infarto, assim como diversos carcinomas.

2. Garante o bom funcionamento do sistema nervoso


Como é fonte de fósforo (49 miligramas em 100 gramas da fruta), a seriguela fornece energia responsável pelos impulsos elétricos entre os neurônios. Além disso, a fruta garante o bom funcionamento do sistema nervoso e, consequentemente, melhora a memória e a capacidade de concentração do indivíduo.

3. Revigora o sistema imunológico


Tanto a vitamina C (27 miligramas em 100 gramas da fruta) como o mineral zinco revigoram o sistema imunológico. No caso da vitamina C, ela participa da produção dos glóbulos brancos, que combatem agentes infecciosos. Quanto ao zinco, ele participa da síntese de células imunológicas contra bactérias e vírus.

4. Garante a boa saúde do trato intestinal


A grande quantidade de fibras contidas na seriguela auxiliam na eliminação das toxinas do trato intestinal. Como as vilosidades das paredes intestinais se veem livres de resíduos tóxicos, elas passam a absorver melhor os nutrientes. Além disso, o consumo da fruta impede a prisão de ventre, bem como as inflamações intestinais.

5. Reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse


A vitamina C da seriguela reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Um indivíduo estressado pode apresentar diversos problemas de saúde, como aumento do nível do LDL (colesterol ruim) e da pressão sanguínea, além de problemas cardíacos. Daí a importância de se consumir seriguela para combater o estresse e suas graves sequelas.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura.

Leia o artigo "A cera nas frutas faz mal à saúde?"

Fonte: mundoboaforma.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 11-11-2019 Fruticultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.