Dicas de adubação do abacaxizeiro

Dicas de adubação do abacaxizeiro. O nitrogênio o fósforo e o potássio são de grande importância para o bom desenvolvimento da planta e por sua alta produtividade.

A boa produtividade do cultivo de abacaxi está diretamente relacionada à correta adubação do abacaxizeiro

Dicas de adubação do abacaxizeiro 

Planta do gênero ananás, o abacaxizeiro ou Ananas Comosus L. Merril disseminou-se pelo mundo. No Brasil, a Pérola é a variedade mais cultivada, comercializada e consumida. A boa produtividade do cultivo de abacaxi está diretamente relacionada à correta adubação e calagem do solo. Portanto, antes de iniciar o plantio, é de fundamental importância que o produtor colete uma amostra do solo para análise em laboratório.  

Segundo os especialistas da FRUPEX, UFV e Embrapa e professores do Curso a Distância CPT Produção de Abacaxi, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, os nutrientes presentes no solo, muitas vezes, não são suficientes para suprir o abacaxizeiro durante o seu ciclo, daí a necessidade de adicioná-los sob a forma de adubação mineral e/ou orgânica.

Adubação com esterco ou tortas - ideal para solos pobres em matéria orgânica  

Para que o agricultor produza abacaxis com polpa bem doce e tenra, é preciso que a adubação e a calagem do solo sejam feitas de forma adequada - caso contrário, os abacaxizeiros não apresentarão boa produtividade e, muito menos, frutos de qualidade. Em geral, muitos produtores utilizam adubação orgânica com esterco curtido (bovinos e aves) - ou ainda aplicam torta de mamona - todos ricos em nutrientes para a planta.  

No caso da adubação com esterco de boi, recomenda-se de 500 ml a 1 litro por abacaxizeiro. Além disso, na cova ou no sulco de plantio, é essencial adicionar de 10 a 14 gramas de superfosfato simples/planta. Este método é bastante utilizado quando o solo é do tipo arenoso com escassez de matéria orgânica.

A importância do nitrogênio, fósforo e potássio para o abacaxizeiro
 
O nitrogênio, o fósforo e o potássio são de grande importância para o bom desenvolvimento da planta e para sua alta produtividade. O nitrogênio pode ser aplicado - como fosfato diamônico (DAP) ou ureia antes da floração. Dessa forma, o abacaxizeiro irá produzir frutos de qualidade e com bom rendimento.

Quanto ao fósforo, este mineral é responsável pelo bom enraizamento da planta - ele estimula seu sistema radicular. Em geral, ele é utilizado como superfosfato simples (Super Simples) ou fosfato monoamônico (MAP).

Já o potássio pode ser aplicado no abacaxizeiro como cloreto de potássio ou sulfato de potássio (forma mais recomendada). Esse elemento atua diretamente nas boas qualidades do abacaxi para o mercado, pois ativa a coloração da casca do fruto (aspecto de fruto fresco).

É importante ressaltar que os 3 minerais devem ser aplicados, com limitações e na quantidade correta, para evitar a ocorrência de características indesejáveis ao fruto para a comercialização.

Fontes: Revista Globo Rural e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 08-08-2016 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.