Dicas fáceis para cultivar pitaia (pitaya)

Dicas fáceis para cultivar pitaia (pitaya). É importante ressaltar que as mudas de pitaya (pitaia) devem ser adquiridas de fornecedores idôneos e regularizados pelos órgãos responsáveis.

Daremos algumas dicas fáceis para cultivar pitaia (pitaya) no pomar da sua casa ou no seu sítio 

Dicas fáceis para cultivar pitaia (pitaya)

Muitas pessoas já sentiram o seu doce perfume ao passarem por jardins ou pomares à noite. Trata-se da planta Hylocereus undatus, de origem mexicana, que forma belas flores brancas conhecidas como damas-da-noite ou flores-da-lua. Das bonitas florescências, surgem um fruto exótico e saboroso, conhecido como pitaia, pitaya ou fruta-dragão, rico em vitamina C. Então, ficou interessado em cultivar pitaia? Daremos algumas dicas fáceis para você ter essa bela planta em seu pomar.

Primeiramente, escolha a variedade que mais se adequa à sua região. Em geral, as pitaias com casca e polpa vermelhas são para fins comerciais, já as com casca vermelha e polpa branca são mais recomendadas para pomares caseiros, pois se adaptam melhor ao clima do Brasil, além de serem de simples cultivo e manejo.

Embora seja fácil de ser cultivada, recomendamos que consulte um engenheiro agrônomo para fazer a análise do solo, além da prescrição correta da adubação e irrigação necessárias à planta. Esses cuidados são essenciais para que árvore se torne vigorosa e produtiva.

Compre as mudas sadias, já enraizadas, prontas para o plantio no solo. É importante ressaltar que as mudas de pitaya (pitaia) devem ser adquiridas de fornecedores idôneos e regularizados pelos órgãos responsáveis.

Plante as mudas em covas de aproximadamente 20 cm de profundidade, com espaçamento entre plantas de 2 metros (se for plantar mais de uma muda). Lembre-se de colocar um moirão (mourão) para a sustentação da planta.

Plante em local com meia sombra, pois a planta não aceita o sol direto. Caso não chova, irrigue a planta de dois em dois dias, mas não encharque o solo. Mantenha o terreno com boa drenagem. Não há necessidade de capinas, pois essa frutífera é bem rústica e resistente.

Não se esqueça de fazer adubação de cobertura antes que a planta comece a produzir frutos. Em geral, a produção costuma ser no mês de agosto, com até três safras anuais.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Pitaias Blogspot.

 

Andréa Oliveira 03-02-2016 Fruticultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.