Manejo das principais pragas da mangueira

A escolha de variedades de mangueiras deve considerar alguns importantes aspectos, principalmente a resistência a pragas

Manejo das principais pragas da mangueira

“A escolha das espécies de mangueiras deve considerar alguns importantes aspectos, como resistência a pragas e características, que impactam na produção e na qualidade das mangas. Entretanto, por questões óbvias, uma variedade de manga raramente atenderá a todas as características desejáveis”, afirmam os especialistas da FRUPEX e professores do Curso CPT Produção de Manga.

Determinadas pragas da mangueira tornam a produção irregular, reduzem a quantidade das frutas e comprometem a qualidade das mangas. Em casos mais críticos de infestação, as mangueiras se tornam tão debilitadas, que acabam morrendo. Para impedir que o produtor de mangas tenha todos esses prejuízos, o manejo fitossanitário das frutíferas, com medidas preventivas bem desenvolvidas, garante o sucesso da produção de mangas.

Confira o manejo das principais pragas da mangueira:

Broca-da-mangueira


A broca-da-mangueira nada mais é do que um besouro conhecido cientificamente como Hypocrypholus mangiferae. Ao se alimentar da frutífera, a praga forma galerias por onde passa, o que pode resultar em uma doença fúngica chamada seca-da-mangueira. O controle cultural é uma das principais medidas, com o corte e a destruição das folhas e dos ramos contaminados.

Além disso, é indispensável garantir às mangueiras os nutrientes necessários a seu desenvolvimento e à sua vitalidade para aumentar a sua resistência. Em casos mais avançados do ataque da broca, a melhor medida é o controle químico, por meio de pulverizações com Parathion Methyl, prescrito por engenheiro agrônomo.

Mosca-das-frutas


As moscas-das-frutas Anastrepha e Ceratitis apresentam elevado potencial reprodutivo. Como são exímias voadoras, infestam rapidamente o pomar atacando os frutos da mangueira, o que os tornam impróprios para a comercialização. Uma das medidas a serem adotadas é a remoção de frutíferas (próximas ao pomar) que atraem as moscas, como cajá, seriguela e carambola.

Além disso, pode ser realizado o controle biológico com um fungos entomopatogênico, que parasita e mata as moscas. Em casos mais avançados de infestação, recomenda-se o controle químico com Fention ou Triclofan, prescritos por engenheiro agrônomo.

Formigas cortadeiras


As formigas cortadeiras Atta spp. (saúvas) e Acramyrmex ssp. (quenquéns) são mais frequentes em mangueiras. O controle tem início antes mesmo de se implantar o pomar e continua com vistorias frequentes para identificar possíveis formigueiros. Quando detectados, eles devem ser exterminados com formicidas prescritos por engenheiro agrônomo.

Além disso, pode ser realizado o controle cultural, por meio da movimentação e do revolvimento do solo, com práticas como aração e gradagem. Outra medida eficiente é plantar gergelim e batata-doce em torno do pomar, pois são plantas que afastam as formigas.

Conheça os Cursos CPT da Área Frutíferas:

Produção de Manga

Produção de Mamão

Produção de Maracujá

Fonte: Cursos CPT

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 20-11-2020 Fruticultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.