Maracujá doce rende mais que o convencional

Maracujá doce rende mais que o convencional. A lucratividade do maracujá doce, classificado como BRS Mel do Cerrado, é maior - pode chegar a quatro vezes mais que o maracujá azedo.

O maracujá doce rende mais que o maracujá convencional, além de ser mais resistente a pragas e doenças

Maracujá doce rende mais que o convencional
Um tipo de maracujá doce, desenvolvido pela Embrapa, já se encontra disponível nos principais supermercados do país. A nova variedade, classificada como BRS Mel do Cerrado, rende mais que o maracujá convencional e é mais resistente a pragas e doenças. Mas o sucesso do novo fruto veio do longo trabalho dos pesquisadores - duas décadas de pesquisa ininterrupta. Nesse período, eles aplicaram técnicas de cultivo específicas, além de seleção e recombinação de espécies diferentes de maracujá.

Segundo Fábio Faleiro, pesquisador da Embrapa, foram selecionadas espécies mais resistentes, produtivas e com formato mais atrativo aos consumidores. Além dessas características favoráveis, a nova cultivar de maracujá pode ser plantada por todo o tipo de produtor - desde o mais tecnificado, até o agricultor familiar. Até mesmo quem já planta o maracujá azedo pode aproveitar mão de obra e estrutura para diversificar na produção e aumentar a rentabilidade do negócio.

É importante ressaltar que o maracujá doce não competirá com o maracujá tradicional. "Ambos são vantajosos para o produtor, pois requerem baixo investimento inicial, além de produzirem o ano todo", afirma Waldir Vicente dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Produção de Maracujá em Livro+DVD e Online. Na verdade, de acordo com a Embrapa, o objetivo principal é oferecer mais uma opção a fruticultores e consumidores.

Os custos com a produção de ambos os frutos (convencional e doce) variam entre R$ 20 mil e R$ 25 mil por hectare. Por outro lado, a lucratividade do maracujá doce é maior - pode chegar a quatro vezes mais que o maracujá azedo. Sendo assim, a nova variedade atrairá mais produtores, que pretendem aumentar a renda familiar. Até mesmo as pessoas com pouco espaço podem produzir o maracujá doce em seus quintais. E as mudas do BRS Mel do Cerrado podem ser solicitadas no site da Embrapa.

Fonte: canalrural.com.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Fruticultura.

Andréa Oliveira 02-04-2018 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.