O que causa a podridão interna das mangas?

O que causa a podridão interna das mangas? A Anastrepha obliqua, popularmente conhecida como Mosca-das-frutas ou Bicho-das-frutas, mais frequente em mangas de variedades tardias.

A Anastrepha obliqua, popularmente conhecida como Mosca-das-frutas ou Bicho-das-frutas, é mais frequente em mangas de variedades tardias

Mosca-das-frutas ou Bicho-das-frutas

Muitas vezes, a manga parece sadia por fora, mas está podre por dentro. Mas por que isso acontece? Trata-se do ataque da Anastrepha obliqua, popularmente conhecida como Mosca-das-frutas ou Bicho-das-frutas, que se apresenta com mais frequência em mangueiras de variedades tardias.

Algumas variedades de manga são resistentes à Anastrepha obliqua

A boa notícia é que algumas mangas mostram-se resistentes a essa praga, como Stahl, Chok anan, Alfa, Ataulfo e Azenha. Com exceção dessas, as demais podem ser acometidas pela Anastrepha. Basta que as fêmeas ovopositem nos frutos verdes ou temporões (ataca no início da maturação da manga). Em média, a fêmea ovoposita mais de 400 ovos ao longo de sua vida.

A mosca perfura a casca da manga para introduzir seus ovos na polpa

A forma adulta é uma mosca de corpo amarelo e asas com manchas negras. Em geral, ficam sobrevoando em volta dos frutos, onde pousam, perfuram a casca e introduzem seus ovos na polpa. Estes, quando eclodem, liberam larvas brancas que passam a se alimentar da polpa da manga, o que causa a necrose da fruta.

A praga também ataca outras frutíferas, como mamoeiro e goiabeira

Para dar continuidade ao ciclo de vida, a praga penetra o solo e se transforma em pupa. Desta surge uma nova Mosca-das-frutas, pronta para atacar novamente as mangueiras do pomar. É bom destacar que a praga também ataca outras frutíferas, como mamoeiro, goiabeira, jabuticabeira, cajuzeiro e até cafeeiro. Portanto, o controle deve ser feito o quanto antes para evitar maiores prejuízos.

Dicas para o controle da Mosca-das-frutas

->Em pomares menores, o mais indicado é o ensacamento dos frutos. O procedimento deve ser feito quando os frutos estiverem desenvolvidos, mas verdes. Lembre-se de que a mosca age no estágio inicial de maturação da manga.

->Outra medida de controle é o uso de iscas tóxicas. Estas são elaboradas com o suco da própria manga a 5% e inseticida prescrito por engenheiro agrônomo. Em seguida, escolhe-se um local mais sombreado da mangueira para posicionar a isca, que atrai e mata a praga na fase adulta (mosca).

->Lembre-se de colher os frutos temporões e nunca os deixe amadurecer na mangueira. Quanto aos frutos caídos ou refugados, estes devem ser eliminados. Os que estiverem em melhor estado podem servir para a elaboração da calda tóxica.

->Caso prefira, antes de plantar as mangueiras, escolha variedades resistentes à praga conforme já indicado.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Globo Rural.

Andréa Oliveira 16-03-2016 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.