Produção de mamão - propagação e plantio

O cultivo do mamoeiro requer constante renovação dos pomares de 2 a 4 anos, o que torna significativo o seu custo, exigindo atenção especial à produção ou à aquisição de sementes e ao preparo de mudas. O mamoeiro pode ser propagado por meio de sementes, estacas e enxertia; contudo, estes dois

Produção de sementes, viveiro, espaçamento para a produção de mamão

  Os espaçamentos no sistema de fileiras simples variam de 3 a 4 m entre linhas, e de 1,80 a 2,50 m entre plantas dentro das linhas

O cultivo do mamão requer constante renovação dos pomares de 2 a 4 anos, o que torna significativo o seu custo, exigindo atenção especial à produção ou à aquisição de sementes e ao preparo de mudas. O mamoeiro pode ser propagado por meio de sementes, estacas e enxertia; contudo, estes dois últimos métodos de propagação vegetativa se mostram economicamente ineficientes e têm a sua utilização limitada à manutenção de material genético valioso.

Produção de sementes

A produção de sementes pelos próprios agricultores requer cuidados especiais e seria aconselhável apenas àqueles que detenham conhecimento sobre a cultura. As sementes devem ser obtidas de plantações isoladas por uma distância mínima de 2.000 m de outros tipos de mamoeiro. As plantas escolhidas para a produção de sementes devem ser hermafroditas, ter boas condições de sanidade, baixa altura de inserção das primeiras flores, precocidade, alta produtividade e outras características indicativas de uma planta matriz.

Viveiro

A construção do viveiro é muito importante para se assegurar maior possibilidade de sucesso em culturas comerciais, no caso, o plantio do mamão. Tomando-se alguns cuidados na implantação do viveiro é possível evitar despesas desnecessárias. Para tanto, deve-se observar fatores com localização (fácil acesso, relevo plano e livre de encharcamento, afastado de lavouras infestadas de pragas e, ou doenças); tipo de viveiro (material de baixo custo); com cobertura alta ou baixa, uso de esteios, varões, ripas e material barato.

Espaçamento

A escolha do espaçamento adequado depende basicamente da declividade do terreno, do tamanho da área, da mecanização, do tipo de solo, do sistema de cultivo e do cultivar utilizado. Vários espaçamentos são utilizados no plantio do mamoeiro, tanto no sistema de fileiras simples como no de fileiras duplas.

Os espaçamentos no sistema de fileiras simples variam de 3 a 4 m entre linhas, e de 1,80 a 2,50 m entre plantas dentro das linhas. No sistema de fileiras duplas, os espaçamentos entre duas fileiras variam de 3,60 a 4 m, e entre plantas dentro das fileiras, de 1,80 a 2 m.

No caso de se utilizar espaçamentos entrelinhas, que não permitam o tráfego de máquinas, deixe a cada quatro a seis linhas, uma distância maior para facilitar os trabalhos de adubação, controle de doenças e pragas, colheita e transporte de frutos. Espaçamentos menores que os recomendados devem ser evitados, pois as plantas tendem a ficar muito altas quando adensadas.

Após a escolha do espaçamento, deve-se proceder à demarcação das linhas do plantio. Se o terreno for declivoso, as linhas devem obedecer às curvas de nível; e, quando plano, elas devem ser traçadas no sentido de maior comprimento do terreno, para facilitar os trabalhos das máquinas agrícolas.

Plantio

Com o sistema de irrigação previamente preparado, o mamoeiro pode ser plantado em qualquer época do ano. Esta operação deve ser efetuada em dias nublados ou chuvosos. Não havendo chuva na época do plantio, proceder à irrigação das mudas. É importante ressaltar que o controle rígido de saúvas ou grilos antes do plantio é imprescindível para o sucesso da plantação.

No plantio das mudas de mamoeiro podem ser adotados três sistemas: em cova, em sulco e em camalhões. Na fase de abertura das covas é importante separar a terra da superfície e a do subsolo, invertendo as posições dessas camadas no processo de enchimento.

Nos grandes plantios, tem-se optado pelo sulcamento da área a uma profundidade de 40 a 50 cm. Este método, em larga escala, é mais eficiente e minimiza os custos operacionais.

A experiência tem demonstrado ser mais conveniente o uso de embalagens com mudas individuais do que o uso de recipientes maiores e que contenham dois ou três mudas. Os recipientes individuais permitem melhor distribuição das mudas no campo, favorecendo seu desenvolvimento inicial até a época da floração, quando deverá ocorrer o desbaste. Para cultivares do grupo Solo plantam-se duas a três mudas por cova.

Para o plantio, retiram-se as mudas dos recipientes colocando-as na cova ou no sulco, ao nível do solo, na mesma profundidade em que se encontravam na sementeira ou no recipiente e a uma distância aproximada de 20 cm umas das outras. Em seguida, aproxima-se terra nas mudas, comprimindo-a com cuidado.

Para melhor aproveitamento da irrigação, deve-se fazer uma bacia ao redor da muda, cobrindo-a. A seguir, com palha, capim seco, ou outros resíduos orgânicos que permitam a diminuição da temperatura do solo e a manutenção da umidade, além de evitar o nascimento de plantas daninhas.

Confira o passo a passo para a produção de mamão, adquirindo o Curso Produção de Mamão, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 02-07-2013 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Thais

17-06-2020

Olá, vocês teriam alguma informação sobre sistemas, técnicas de plantio do mamoeiro em consórcio/integração/entrelinha com Brachiaria?

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

17-06-2020

Olá,Thais 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que disponibilizamos na área.

Atenciosamente,

Erika Lopes

marcos alberto da silva

10-04-2019

gostaria de receber boletim informativo da cultura do mamao por mail, se possivel ok.

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

10-04-2019

Olá Marcos,

Agradecemos a visita e comentário em  nosso site.

Cadastramos o seu e-mail.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Moizés leite pequeno

21-03-2019

gastei muito da forma como estão informando o passo a passo do plantio de mudas de mamão.

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

22-03-2019

Olá Moizés,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para mais informações, sugerimos consultar um especialista da área.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

 

 

osvaldo sebastiao dos santos

07-11-2018

quero receber o folheto de instrução

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

08-11-2018

Olá Osvaldo,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto