Quais os benefícios da romã para a saúde?

A romã (Punica granatum) é uma fruta iraniana milenar usada pelos povos antigos por suas propriedades medicinais poderosas

Quais os benefícios da romã para a saúde?

A romã (Punica granatum) é uma fruta iraniana milenar usada pelos povos antigos por suas propriedades medicinais poderosas. A superfruta romã apresenta importantes nutrientes, principalmente vitamina C e os minerais ferro e potássio. O chá das folhas de romã é usado no tratamento da irritação nos olhos, enquanto o chá da casca do fruto é usado como gargarejo, para tratamento de infecções na garganta e combate a helmintoses.

Reduz o colesterol ruim e os triglicérides


Os antioxidantes presentes na romã reduzem a oxidação das células causada pelos radicais livres. Com isso, evita-se a formação do colesterol ruim (LDL) no organismo, que entope as artérias quando nelas acumulado. Além disso, o ácido oleanólico da romã reduz os triglicerídeos no sangue.

Retarda o envelhecimento da pele


Consumir romã regularmente contribui com o antienvelhecimento natural da pele, reduzindo as rugas. Além disso, o óleo essencial de romã forma uma camada protetora da pele contra poeira e poluição. Já o suco de romã promove a desintoxicação, fornecendo brilho à pele.

Trata doenças estomacais


A casca e as folhas de romã são usadas no tratamento de doenças estomacais, além de aliviar a diarreia causada por problemas digestivos. Além disso, o chá das folhas dessa poderosa fruta trata problemas digestivos. Já o suco de romã é usado no tratamento de cólera.

Contribui com a saúde bucal


O sumo da romã apresenta propriedades antibacterianas e antivirais. Não é mera coincidência que o suco de romã contribui com a redução da placa bacteriana e protege a gengiva contra várias doenças.

Ajuda no emagrecimento


Quando consumida por obesos ou pessoas acima do peso, a romã auxilia no emagrecimento. Além de impedir a absorção de gorduras e triglicerídeos pelo organismo, a fruta previne a hiperlipidemia e lipase pancreática.

Combate o diabetes


Como contém potentes antioxidantes, a romã contribui com a redução e o equilíbrio do nível de açúcar no sangue. Principalmente as sementes de romã retardam a absorção de açúcar pelo organismo, pois apresentam baixo índice glicêmico, o que combate o diabetes.

Previne aterosclerose e osteoartrite


A romã previne a aterosclerose e a osteoartrite. O consumo da fruta impede o espessamento e endurecimento da parede arterial (aterosclerose), além de evitar danos às cartilagens e articulações (osteoartrite). Além disso, a superfruta impede a formação de enzimas responsáveis pela quebra do tecido conjuntivo.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas

Produção de Mudas Frutíferas

Como Tornar Seu Sítio Lucrativo

Fonte: frutiferas.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 09-02-2022 Fruticultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.