Raça 4 do fungo fusarium preocupa produtores de banana

Raça 4 do fungo fusarium preocupa produtores de banana. Esse mal começou a atacar as lavouras de banana não apenas dessa região como em todo o Brasil a partir da década de 50.

A raça 4 do fungo fusarium preocupa produtores de banana, pois causa sérios prejuízos econômicos

 Raça 4 do fungo fusarium preocupa produtores de banana

"Entre inúmeras plantas frutíferas, a bananeira tem se tornado uma opção promissora de cultivo para produtores brasileiros, bem como para aqueles que desejam ingressar no ramo do agronegócio. Entretanto, alguns cuidados com a lavoura de banana são necessários para que ela não seja atacada por fungos, como o fusarium oxysporum", afirmam os especialistas da FRUPEX e professores do Curso a Distância CPT Produção de Banana, em Livro+DVD e Online, da Área Fruticultura.

Um dos maiores produtores de banana de São Paulo (80% da produção do estado), o Vale da Ribeira conhece muito bem o fungo fusarium, responsável pela doença conhecida como mal-do-Panamá. Esse mal começou a atacar as lavouras de banana não apenas dessa região como em todo o Brasil a partir da década de 50. Mas é bom lembrar que somente as raças 1,2 e 3 são responsáveis pela doença em nosso país. A raça 4 ainda não havia ameaçado a produção de banana nacional até o momento.

Recentemente, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (Fao) divulgou um alerta internacional para todos os produtores de banana do mundo. A raça 4 do fungo fusarium está muito mais resistente e tem atacado lavouras de banana de vários países. O maior temor é que isso ocorra no Brasil. O fungo entra pela raiz da bananeira, segue para o caule, causa amarelamento e murcha na planta até levá-la à morte. Como a doença causada por essa raça não tem cura, os produtores brasileiros estão bastante preocupados.

Descoberta pela primeira vez no Sudeste da Ásia, o mal-do-Panamá já dizimou plantações de banana da África e da Oceania. Segundo Wilson Moraes, engenheiro agrônomo da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, embora o Brasil esteja livre da raça 4 do fungo fusarium, é normal que os bananicultores do país estejam preocupados, pois os prejuízos econômicos causados pela doença são enormes.  

Como medida preventiva, o Mapa - Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento, adicionou a raça 4 do fusarium oxysporum na lista das pragas quarentenárias. Além disso, cabe ao Governo Federal aumentar a fiscalização dos aeroportos e portos para barrar a entrada da praga no Brasil. Até mesmo uma campanha nacional será lançada para conscientizar os viajantes de regiões contaminadas pelo fungo a não trazerem matéria vegetal ao país.

Fonte Globo Rural.

Confira o artigo "Cultivo de bananas - mal-do-Panamá" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Andréa Oliveira 28-09-2017 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.