Recomendações de especialistas sobre cultivo de goiaba

A produção de goiabas atende à demanda do mercado interno e externo, com excelentes perspectivas de negócios com a Europa

Recomendações de especialistas sobre cultivo de goiaba

“Existem mais de 130 espécies de goiabeiras no mundo. Entretanto, a espécie mais cultivada é a Psidium guajava. Originada de regiões com clima tropical, essa frutífera se adapta a várias regiões do Brasil. Sua produção atende à demanda do mercado interno e externo, com excelentes perspectivas de negócios com a Europa”, explicam os especialistas da Associação Brasileira dos Produtores de Goiaba – GOIABRÁS, e professores do Curso CPT Produção de Goiaba.

Preparo do solo


Normalmente, são plantadas mudas de goiaba reproduzidas vegetativamente devido à sua precocidade e geração de frutos de qualidade. Entretanto, antes de plantar as goiabeiras, o solo deve ser preparado com uma aração profunda e duas gradagens. Depois, com os resultados da análise laboratorial do solo, o produtor pode proceder à calagem e adubação para aumentar a fertilidade e dar condições propícias para as frutíferas se desenvolverem.

Solo e clima


Para o plantio de goiaba, os solos devem ser profundos, com textura média e boa drenagem. Também devem apresentar boa carga de matéria orgânica e pH entre 5,5 e 6,8. Quanto ao clima, a goiabeira requer altos índices pluviométricos anuais para se desenvolver bem. Já a temperatura ideal para o cultivo de goiaba deve se manter em torno de 25°C. Além disso, a frutífera deve ser exposta a várias horas de sol por dia.

Espaçamento


O espaçamento depende da variedade de goiabeira escolhida pelo produtor e do emprego de técnicas adequadas, o que permite a formação de pomares com goiabeiras de 3 x 3 metros. Entretanto, a variedade de goiaba Kumagai, que apresenta crescimento lateral, é plantada em espaçamento de 7 x 7 metros. Já as variedades de goiaba Paluma e Rica são plantadas em espaçamento de 7 x 6 metros.

Controle de pragas


A goiabeira pode ser infestada por pragas, como a mosca-das-frutas e o gorgulho da goiabeira. Ambas geram prejuízos catastróficos ao produtor de goiabas. Nesse sentido, é essencial realizar um bom manejo fitossanitário. Outro inseto inimigo das goiabeiras é o psilídeo, que causa danos nas brotações novas da goiabeira. Uma medida preventiva bastante utilizada é o ensacamento das goiabas quando ainda na frutífera.

Importância das podas


Na goiabeira, são necessárias várias podas: formação, condução e limpeza. Além de ajudarem no controle de pragas e doenças, essas podas melhoram o arejamento e a insolação nas frutíferas.

Quando colher


A colheita de goiabas ocorre de janeiro a abril. O processo é realizado, pela manhã, manualmente, cerca de três vezes por semana, pois as frutas se desenvolvem rapidamente. As goiabas devem ser colhidas quando apresentarem a casca com cor verde-mate e não estiverem orvalhadas.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção de Goiaba

Produção de Maracujá

Produção de Cupuaçu

Fonte: Revista Globo Rural

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 13-02-2021 Fruticultura
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.