Região de SP produz jabuticabas mais doces graças ao clima

Região de SP produz jabuticabas mais doces graças ao clima. São 2 milhões de quilos de jabuticaba colhidos por aproximadamente 500 trabalhadores rurais temporários.

A região central de SP passou a produzir jabuticabas mais doces graças ao clima mais quente no início da Primavera

Região de SP produz jabuticabas mais doces graças ao clima

A jabuticabeira (Myrcia cauliflora) produz frutos tenros, doces e redondos, com cerca de 3 cm de diâmetro. Os maiores produtores de jabuticaba do país são Minas Gerais, Goiás e São Paulo, regiões onde o clima é propício ao desenvolvimento da fruta, com maior concentração de açúcares (grau Brix). É o que tem acontecido na região central de São Paulo. Lá as jabuticabas crescem mais doces graças às condições climáticas propícias à planta.

Casa Branca (SP) conta com 22 mil jabuticabeiras que, durante a safra, alcançam alta produtividade. São 2 milhões de quilos de jabuticaba colhidos por aproximadamente 500 trabalhadores rurais temporários. Além de gerar emprego a inúmeras famílias, a produção de jabuticabas da região garante o sustento de várias famílias rurais, inclusive a de Samuel Martins, sem emprego desde o início do ano.

No total, são três a quatro meses de trabalho, que levam cada produtor a alcançar uma produtividade de 30 a 40 baldes de jabuticabas por dia. São 9 quilos de frutas que alcançam uma rentabilidade de R$ 90 (média). Graças ao forte calor, no início da Primavera, e a falta de chuva, no fim do Inverno, os frutos alcançaram rápida maturação, além de alta concentração de açúcares, o que resultou em jabuticabas tão doces que não há como não as saborear.

Segundo José Roberto Fagan, produtor de jabuticabas da região, as projeções para a colheita esse ano são de 150 toneladas de jabuticabas graúdas. Os frutos são carnudos e com tamanho maior do que o normal devido ao sistema de irrigação implantado na propriedade. Por meio dele, a água é levada até as jabuticabeiras através de mangueiras. Um meio simples, fácil e prático de irrigar as frutíferas com sustentabilidade.

"A irrigação em frutíferas, como jabuticabeiras, fornece condições para produção de alto rendimento e boa qualidade; permite, muitas vezes, a produção na entressafra, garante uma distribuição uniforme e melhores lucros para o produtor", afirmam Márcio Mota Ramos e Rubens Alves de Oliveira, professores do Curso a Distância CPT Irrigação em Frutíferas, em Livro+DVD e Online, da Área Irrigação.

Fonte: Globo Rural.

Confira o artigo "A jabuticabeira e suas principais características" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Andréa Oliveira 18-10-2017 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.