Repelente natural combate lagarta do maracujá

Repelente natural combate lagarta do maracujá. Entre os meses de abril e agosto, período de estiagem, os produtores de maracujá devem redobrar os cuidados, pois a incidência dessa praga é maior.

Repelente natural à base de cebola, suco extraído da mandioca ou óleo de nim ajuda no combate à lagarta do maracujá

Repelente natural combate lagarta do maracujá"No Brasil, o maracujazeiro, planta de origem tropical, encontra condições excelentes para cultivo. Ele suporta condições climáticas adversas, com boa produtividade. Em contrapartida, o pomar de maracujás pode sofrer o ataque de lagartas, como a Dione juno juno", afirma Waldir Vicente dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Produção de Maracujá da Área Fruticultura.

A Dione juno juno alcança 1,5 mm de comprimento na fase inicial. Trata-se de uma lagarta com espinhos no corpo e cor amarelo-escura. Quando mais desenvolvida, chega a 35 mm de comprimento e sua cor escurece mais. Além de reduzir a área foliar do maracujazeiro, a lagarta inibe o desenvolvimento da planta, o que prejudica a produção de maracujás. A praga pode levar as plantas mais jovens à morte causando sua desfolha total.

Entre os meses de abril e agosto, período de estiagem, os produtores de maracujá devem redobrar os cuidados, pois a incidência da lagarta do maracujá é maior. Em casos mais graves, em pomares maiores, o controle químico é recomendado. Geralmente, são utilizados produtos à base de clorfenapir e cloridrato de cartape. A dosagem, o modo de aplicação e o período de carência devem ser prescritos por engenheiro agrônomo.

Alguns produtores preferem o controle biológico, com inseticida à base de Bacillus thuringiensis. Nesse caso, as aplicações devem ser realizadas semanalmente, de 300 a 600 1itros por hectare de calda. Em pomares menores, o ideal é utilizar repelentes naturais, preparados com 1 quilo de cebola em 10 litros de água. A mistura deve descansar por dez dias antes da aplicação nos maracujazeiros. A proporção deve ser 1 litro da solução para 3 litros de água em aplicações semanais.

Além desse repelente natural, o "leite" extraído da mandioca (manipueira) é uma outra opção bastante eficiente no controle da lagarta. Basta misturar uma parte do suco leitoso a uma parte de água, mais 1% de açúcar. As aplicações devem ser realizadas a cada 14 dias. O óleo de Nim, vendido em casas de produtos naturais, também é um excelente agente de combate à lagarta do maracujá, principalmente em produções caseiras.

Fonte: Globo Rural.

Confira o artigo "Por que podar o maracujazeiro?" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Andréa Oliveira 23-01-2018 Fruticultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Marcos Antonio Soares

19-07-2023

Olá .Boa noite , Tenho uma produção caseira de maracujá, bem pequena mesmo , apenas 2 pés. Gostaria de saber a proporção de óleo de neem para a quantidade de água ,

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

20-07-2023

Olá, Marcos Antonio Soares! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Antonio francisco felex da silva

07-12-2021

Tem produzir com qualidade frutas e verduras.

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

07-12-2021

Olá, Antonio Francisco! Tudo bem com você?

A empresa CPT trabalha com cursos de capacitação profissional 100% online e você pode fazê-lo de onde quiser!! Para maiores informações sobre os nossos cursos, basta acessar o link a seguir https://www.cpt.com.br/,  nos ligar na nossa central de atendimento no número (31)3899-7000 ou informar seu número de telefone ou WhatsApp aqui nos comentários que uma de nossas consultoras entrará em contato. Abraço!

Karina Theodoro