Ganhe dinheiro com produção de milho

Ganhe dinheiro com produção de milho. No Brasil, o milho é uma das culturas mais importantes - cultivado em pequenas, médias e grandes propriedades, onde assume importante papel social de manutenção de milhares de famílias.

No Brasil, o milho é uma das culturas mais importantes, com importante papel social de manutenção de milhares de famílias

Ganhe dinheiro com produção de milho

O milho é um dos grãos mais produzidos no mundo atualmente. Próprio da América Latina, esse versátil cereal possui alto valor nutritivo - essencial à alimentação humana e animal. "No Brasil, o milho é uma das culturas mais importantes - cultivado em pequenas, médias e grandes propriedades, onde assume importante papel social de manutenção de milhares de famílias", afirma Glauco Vieira Miranda, professor do Curso a Distância CPT Produção de Milho em Pequenas Propriedades, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Para o plantio do milho, o solo ideal é o bem drenado e fértil - o terreno deve ser plano. Se tiver grande teor de acidez, o solo deve ser corrigido por meio da calagem. Sem falar da boa adubação, que proporciona ao milho bom desenvolvimento e alta produtividade. Quando plantado na época certa, ele gera lucros ao produtor, pois a produção e a qualidade do grão melhoram significativamente. Portanto, esta pode ser a sua chance de ganhar dinheiro com produção de milho.

Veja outras dicas e aumente sua lucratividade:

Que época devo plantar o milho?

A época ideal para plantar milho é no início das chuvas. Na região Sul, vai de setembro a novembro. No Norte, começa na metade de agosto e termina no fim de outubro. Mas isso tem mudado devido às alterações climáticas que têm ocorrido no país. Portanto, o plantio pode adiantar ou atrasar - depende do índice pluviométrico da região.

Vale a pena fazer rotação de culturas com o milho?

Sim. A rotação de culturas com o milho proporciona um melhor aproveitamento do terreno. Em geral, planta-se feijão das águas. Quando chega novembro ou dezembro, o feijão é colhido para dar lugar ao milho - que é colhido em abril e maio. Assim que o milho é colhido, no seu lugar entra o feijão da seca - alternando as culturas conforme o período.  A soja também é uma excelente opção.

Qual milho devo plantar?

O plantio pode ser feito com milho comum, milho híbrido (rendimento bem superior) ou milho especial - como o milho verde e o milho de pipoca.  "O verde é uma cultura mais intensiva, desenvolvida ao longo de todo o ano, o que melhora a sazonalidade de rendimentos. Já o de pipoca tem apresentado lucratividade até 40% maior que a do milho comum", ressalta Glauco Vieira Miranda, professor do Curso a Distância CPT Produção de Milhos Especiais, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Qual o espaçamento ideal para o plantio?

O plantio das sementes do milho deve ser realizado em linhas com 1 metro de distância. O mesmo vale para as covas - 1 metro entre uma e outra. Assim que a semente for plantada, esta deve ser coberta com uma camada de 5 cm de terra.

Quando pode ser colhido o milho?

Há uma forma bastante tradicional de verificar o ponto de colheita do milho. Quando a espiga estiver com grãos secos, aperte o grão com a unha. Se não marcar, é porque a espiga já pode ser colhida.

Fonte: Rural News.

Andréa Oliveira 13-09-2016 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.