Cultivo de plantas medicinais e condimentares hidropônicas

Conheça as espécies de plantas medicinais e condimentares que são passíveis de serem cultivadas em hidroponia

Hidroponia - Plantas medicinais e condimentares

O cultivo em sistema hidropônico permite produzir plantas medicinais e condimentares limpas, sem contaminantes ou resíduos de agrotóxicos. Além disso,  possuem alto teor de princípios ativos, atendendo às exigências dos consumidores modernos.

Uma pesquisa de mercado deve preceder o planejamento e a instalação do sistema, para identificar qual é o perfil do consumidor em potencial e quais plantas esse mercado deseja, a quantidade e a frequência dessa demanda.

As técnicas utilizadas podem ser entrevista pessoal, aplicação de questionários ou outras. Para checar a necessidade de plantas condimentares, procure restaurantes, feiras, mercados e outros estabelecimentos do gênero. E para verificar as espécies medicinais, se concentre nos compradores em potencial,  laboratórios de fitoterápicos, indústrias farmacêuticas, atacadistas de plantas medicinais, dentre outros.

Algumas espécies de plantas medicinais e condimentares que certamente têm demanda no mercado e são passíveis de serem cultivadas em hidroponia, são alecrim, arruda, boldo comum, hortelã, losna, zedoária, melissa, bálsamo, manjerona, manjericão, cebolinha francesa, babosa, anador, terramicina e capuchinha.

O curso "Hidroponia de Plantas Medicinais e Condimentares", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta todos os fatores a serem considerados para a implantação de um sistema hidropônico eficiente. A coordenação técnica desse trabalho ficou a cargo do professor José Damião de Jesus Filho, engenheiro agrônomo pela UNITAU e doutor em solos e nutrição de plantas pela ESALQ-USP.

http://www.youtube.com/watch?v=gGURyPm6bWw

Marconi Vieira 06-04-2010 Hidroponia
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.