Encontre uma solução nutritiva através da hidroponia!

A solução nutritiva desempenha a função do solo como fornecedor de nutrientes

Hidroponia - Solução nutritiva

O termo hidroponia vem da junção das palavras hidro (água) e ponos (trabalho), e assim, cultivo hidropônico, literalmente, significa trabalho na água ou cultivo na água. Atualmente, o termo tem sido utilizado para denominar qualquer técnica de cultivo sem o uso do solo.

No cultivo hidropônico, o solo é substituído em sua função mais complexa, a de fornecedor de nutrientes minerais. Essa função é desempenhada pela solução nutritiva. Por essa razão, pode-se dizer que os aspectos nutricionais são a base para o sucesso dos cultivos hidropônicos.

A composição ideal de uma solução nutritiva depende não somente da concentração dos nutrientes mas, também, de outros fatores ligados ao cultivo, como por exemplo, o tipo de sistema hidropônico, os fatores ambientais (temperatura, luminosidade, umidade), a época do ano (período de luz), a espécie vegetal e o cultivar em produção.

O curso “Hidroponia Solução Nutritiva”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, apresenta métodos de manejo e preparo de soluções nutritivas para o cultivo de plantas de qualidade. A coordenação técnica do trabalho ficou a cargo do professor Quirino A. C. Carmello, doutor em solos e nutrição de plantas do Departamento de Química da ESALQ - USP.

http://www.youtube.com/watch?v=xCfbG3gTtBw

Marconi Vieira 06-04-2010 Hidroponia

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.