Tipos de sistemas de hidroponia

O sistema NFT é um sistema fechado que não utiliza substrato

Entre os sistemas de hidroponia utilizados, hoje, no Brasil e no mundo, nós temos basicamente dois tipos: o fechado e o aberto. No sistema fechado, a solução nutritiva é bombeada na parte superior do sistema hidropônico e atravessa por gravidade o sistema, molhando as raízes e nutrindo as plantas. Já no sistema aberto, a água é bombeada por um sistema de gotejo, onde a planta é nutrida e a solução nutritiva não retorna à caixa contenedora.

Existem algumas variações nesses tipos de cultivo, uma parte deles utiliza substrato inerte para o desenvolvimento das raízes e na outra parte as raízes crescem livremente na canaleta sem a utilização do substrato.

Sistema fechado com substrato

Para a sustentação de hortaliças frutíferas, de flores e outras culturas, cujo sistema radicular e cuja parte aérea são mais desenvolvidos, utilizam-se canaletas ou vasos cheios de material inerte, como areia, pedras diversas (seixos, brita), vermiculita, perlita, espuma fenólica ou espuma de poliuretano. A solução nutritiva é percolada por meio desse material e drenada pela parte inferior dos vasos ou canaletas, retornando ao tanque de solução.

Areia é um termo geral e deveria ser especificado mais estreitamente quando se destina ao uso hidropônico. A areia de quartzo usada não é a do tipo calcário (pedra caliça e areias de praia), dariam severos problemas de pH. O tamanho da partícula e simetria também são propriedades importantes.

A solução nutritiva é aplicada às plantas por gotejamento, por meio de tubos de PVC, retornando à caixa contenedora, através de outra tubulação, situada embaixo dos estrados que foram construídos com uma declividade de 2%. O tutoramento (sistema que influencia no desenvolvimento da planta e na qualidade do fruto produzido) das plantas é feito com madeira e fitas de náilon.

Com a utilização do estrado de madeira, perde-se espaço para o crescimento do tomateiro, dificultando a sua condução. Além disso, o recipiente (galão plástico cortado ao meio) encarece o sistema e, por ser muito grande, dificulta a renovação da cultura.

Sistema NFT

O sistema NFT (técnica do fluxo laminar de nutrientes) é um sistema fechado que não utiliza substrato e cuja técnica de produção está mais apurada.

Composto basicamente de um tanque de solução nutritiva, de um sistema de bombeamento, dos canais de cultivo e de um sistema de retorno ao tanque. A solução nutritiva é bombeada aos canais e escoa por gravidade formando uma fina lâmina de solução que irriga as raízes.

O engenheiro agrônomo Carlos A. G. de Moraes, coordenador do Curso Hidroponia Cultivo de Tomate, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, recomenda a utilização do sistema NFT em hidroponia de tomates por dois motivos básicos: um deles é a segurança que se tem na nutrição, no controle da solução nutritiva. Com muita segurança, sabe-se o quanto a planta está tirando do sistema em cada fase do seu desenvolvimento. Em segundo lugar, o sistema NFT não utiliza substrato, o que facilita a renovação da sua área.

Nesse sistema, a canaleta costuma ter uma largura de aproximadamente 20cm a 25cm. Para que a solução nutritiva desça por gravidade, o terreno onde será construída a estufa deve ficar com uma declividade de 2% a 3%.

A solução nutritiva é aplicada em um fluxo de 4 a 7L por minuto. Para cálculo do volume da caixa contenedora ou reservatório, considere um volume de 4 a 7L por planta. Assim, em uma estufa que se conduza mil plantas, a caixa deve ter de 4.000 a 7.000L.

A principal vantagem do tomate é o fato dele ser altamente resistente a condições ambientais adversas e por isso é recomendado como as primeiras plantas em hidroponia para iniciantes.

Equipe de Redação 28-08-2012 Hidroponia
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.