Investimento em máquinas aumenta produtividade da mandioca

Investimento em máquinas aumenta produtividade da mandioca. O investimento em máquinas na agricultura e na agroindústria gera aumento na produtividade da mandioca.

O investimento em máquinas na agricultura e na agroindústria gera aumento na produtividade da mandioca e lucro ao produtor

Investimento em máquinas aumenta produtividade da mandioca 

"A mecanização agrícola é uma prática que, quando realizada de forma eficiente e aliada a outros fatores, contribui muito para que os processos de produção sejam dinâmicos e econômicos, resultando em melhor nível tecnológico, maior competitividade e aumento na produtividade", afirma Afonso Peche Filhom, professor do Curso a Distância CPT Mecanização em Pequenas Propriedades, em Livro+DVD e Online, da Área Mecanização Agrícola.

O investimento em máquinas na agricultura e na agroindústria otimiza os processos, garante maior eficiência das atividades e gera aumento na produção. No Acre, 5º maior produtor de mandioca do Brasil, dez mil famílias rurais têm acreditado nos benefícios da mecanização e a utilizam em toda a cadeia produtiva da mandioca. Como resultado, elas obtiveram um aumento de 26% na produtividade da raiz.

Com a plantadeira, os agricultores conseguem plantar 12 hectares de mandioca por hora. Ao contrário do plantio manual, que levaria em torno de 3 dias. A principal vantagem é que a máquina é compartilhada entre todos os produtores de mandioca da região. Trata-se de um meio de produção colaborativo, onde todos têm grandes chances de incrementar as técnicas de cultivo para aumentar a rentabilidade da lavoura.

Os agricultores do estado do acre realmente não perdem tempo quando o assunto é tecnologia. Na região, foram implantadas agroindústrias para produzir farinha de mandioca. As comunidades rurais construíram a estrutura e, com o financiamento do Fundo Agropecuário, conseguiram comprar os equipamentos para o beneficiamento da mandioca. Com isso, a produção triplicou.

O processo de torra da farinha de mandioca era manual. Para torrar 400 kg farinha eram necessárias 14 horas. Agora, bastam 5 horas que a farinha já sai pronta para o consumo. Mas antes de sair para a comercialização, o produto passa por outra agroindústria para o empacotamento. E não para por aí! A associação de produtores de mandioca pretende entrar no mercado de goma de mandioca.

Fonte: Globo Rural.

Confira o artigo "Dicas simples para cultivar mandioca" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Andréa Oliveira 26-01-2018 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.