Sim, é possível economizar água na irrigação

O equipamento de irrigação com sensor de umidade é construído com materiais simples e de baixo custo

Sim, é possível economizar água na irrigação

“A irrigação é uma técnica capaz de proporcionar o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos agrícolas. Mas, para isso, ela deve ser conduzida, de maneira eficiente, com o uso de equipamentos, que possibilitem aplicar a água no momento certo e na quantidade necessária, para suprir as exigências das plantas”, afirmam Márcio Mota Ramos e Rubens Alves de Oliveira, do Curso CPT a Distância e Online Manejo de Irrigação - Quando e Quanto Irrigar.

É o que têm feito Jovelina Fonseca e Luiz Paulo, agricultores em Nova Friburgo (RJ). Em uma área de 42 hectares, o casal produz hortaliças e morangos orgânicos. Com a instalação do sistema de acionamento automático de irrigação, eles conseguiram economizar água e melhorar a eficiência produtiva das plantas. Graças ao equipamento, há semanas em que o cultivo nem é irrigado, pois o sistema considera a fisiologia das plantas, dentre outros fatores.

Conhecido popularmente como “pinga”, o acionador simplificado para irrigação liga e desliga, de forma automática, conforme a umidade do solo. Assim, “não há desperdício de água, pois a planta recebe apenas a quantidade de água da qual necessita”, ressalta Daniel de Carvalho que, junto a Leonardo Médici, também professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, desenvolveram o inovador sistema de irrigação.

O equipamento de irrigação com sensor de umidade é construído com materiais simples e de baixo custo, como vela de filtro, peça de máquina de lavar louça (controlador de nível) e mangueira de nível. Além disso, também são necessários manta bidim (própria para solos úmidos), mangueira para conexão do controlador de nível (pressostato), alicate, cola (colagem instantânea), além de fita veda-rosca.

A montagem começa com uma adaptação na vela do filtro, com a retirada da rosca. Em seguida, coloca-se cola entre a cerâmica e o plástico, para evitar a entrada de ar. Após a conexão da mangueira no pressostato, vela e mangueira são preenchidas com água. Por fim, conecta-se a mangueira com a vela. Vela, mangueira e pressostato são ligados a uma fiação elétrica, que segue até uma bomba, para levar água da caixa d’água até a lavoura.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Irrigação.

Leia o artigo "Dicas para tornar a irrigação mais eficiente".

Fonte: g1.globo.com

Andréa Oliveira 26-11-2018 Irrigação
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.