Colheita e beneficiamento de plantas medicinais e aromáticas

Plantas e produtos fitoterápicos devem apresentar ação farmacológica comprovada

Como colher plantas medicinais e aromáticas

A utilização de plantas medicinais e aromáticas acompanha a história do homem. No começo, era baseada apenas no extrativismo, que é a coleta das plantas que nascem espontaneamente. Posteriormente, muitas dessas plantas foram domesticadas e passaram a ser cultivadas.

Hoje, as plantas medicinais são utilizadas na medicina tradicional, para atender às necessidades de cuidados com a saúde, e também na indústria farmacêutica, como fonte de princípios ativos para elaboração de medicamentos.

Verifica-se, atualmente, uma intensificação do uso de plantas medicinais em todo mundo. Com o aumento da utilização, inclusive com a prescrição por médicos, faz-se necessária a colocação no mercado de plantas e produtos fitoterápicos de qualidade, com ação farmacológica comprovada. Essa qualidade vai depender da correta identificação botânica da espécie e também das técnicas utilizadas no cultivo, da colheita realizada no momento certo, do correto manuseio durante e após a colheita, do beneficiamento e armazenagem adequados. Todo o cuidado tomado nessas etapas vai resultar em uma boa apresentação do produto e no teor de princípios ativos dentro do padrão definido para a espécie.

Como muitas das plantas aromáticas e medicinais possuem ciclo de vida curto ou têm períodos de difícil colheita, a necessidade de colher, secar, armazenar e torná-las disponíveis por mais tempo, levou ao desenvolvimento de técnicas para preservar sua qualidade para uso até a colheita seguinte.

O curso Plantas Medicinais e Aromáticas - Colheita e Beneficiamento, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, tem o objetivo de apresentar as técnicas de colheita, secagem e beneficiamento de plantas medicinais e aromáticas, contando com as informações fornecidas pelos coordenadores técnicos Celso Trindade, engenheiro florestal, doutor em ciências florestais pela Universidade Federal de Viçosa, e Maria Luiza Sartório, bacharel em química pela Universidade Federal de Viçosa e pós-graduada em engenharia de qualidade pela PUC-MG.

http://www.youtube.com/watch?v=8x72oM-1bXk

Marconi Vieira 05-04-2010 Plantas Medicinais
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.