Cultivo orgânico de plantas medicinais

Comprovada a eficácia terapêutica das plantas medicinais, é cada vez maior a sua procura como tratamento alternativo

Cultivo de plantas medicinais orgânicas
Uso de plantas medicinais orgânicas para uma vida saudável

A pesquisa científica vem comprovando a eficácia terapêutica de grande quantidade de plantas medicinais, que já são empregadas popularmente há muito tempo, por meio do estudo das mesmas e suas aplicações na cura das doenças.

Nos últimos anos cresceu muito a busca por terapias alternativas, dentre elas, podemos citar a  fitoterapia definida como o tratamento de doença mediante o uso de plantas. As matérias-primas dos fitoterápicos são folhas, caule, flores, raízes ou frutos, com efeitos farmacológicos medicinais, alimentícios, coadjuvantes técnicos ou cosméticos.  Está, também em crescimento, o mercado de plantas aromáticas utilizadas como condimentos e na indústria de cosméticos.

A  utilização de técnicas de cultivo orgânico das plantas medicinais não é casual. Por meio dele são preservados os princípios ativos das plantas, respeitando suas características ecológicas, por procurar reproduzir condições similares às encontradas em seus locais de ocorrência natural, sendo terminantemente proibido o uso de agrotóxicos, condições essas que garantem o uso das plantas como "remédio".

De acordo com o professor Celso Trindade Doutor em Ciências Florestais e um dos professores do curso "Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, existem pesquisas que comprovam que a fertilização química altera o teor de princípios ativos em algumas espécies. O uso de agrotóxicos não só altera a qualidade desses princípios, como, também, deixa resíduos tóxicos nas plantas, que podem levar à intoxicação do usuário. Por isso, agrotóxicos não são permitidos no processo de sua produção tornando o cultivo orgânico essencial para o cultivo das plantas medicinais.

Uma grande vantagem do uso das plantas medicinais, cuja eficiência terapêutica e segurança de uso já foram avaliadas, é que representa uma forma de tratamento de baixo custo, acessível a toda a população.

http://www.youtube.com/watch?v=zC4khCWIrdU

Patrícia Tristão 29-03-2010 Plantas Medicinais
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.