Como utilizar plantas medicinais

Farmácia viva

A tradição de usar remédios caseiros para cura de doenças comuns como gripes, resfriados e problemas digestivos está presente em todos os lares. Cada família conhece pelo menos uma receita.  E essa sempre utiliza plantas medicinais, que são passadas de geração a geração e têm sobrevivido ao tempo e ao crescimento da medicina alopática e dos remédios sintéticos.

Na verdade, uma grande parcela da população, muitas por não terem acesso aos remédios de farmácia, trata e sempre tratou suas doenças, primordialmente, com plantas medicinais. Nos últimos anos, o desenvolvimento de uma consciência ecológica e de respeito ao próprio organismo está levando a uma intensificação do uso de remédios elaborados com extratos de plantas.

E, de fato, muitas das plantas usadas pelo povo têm seu efeito curativo comprovado, após serem submetidas a criteriosos estudos. Com base no resultado desses estudos, têm surgido muitos programas de tratamento fitoterápico no sistema de saúde pública, onde se incentiva o cultivo e utilização orientada de plantas medicinais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 80% da população dos países em desenvolvimento utilizam práticas tradicionais nas unidades básicas de saúde. O Brasil tem grande potencial para o desenvolvimento dessa terapia, por ter a maior diversidade vegetal do mundo, uma grande diversidade cultural e a tradição de utilização de plantas medicinais.

Em consequência da busca por uma vida mais saudável, com melhor qualidade, está ressurgindo a prática de se cultivar em casa, nas escolas, nas empresas e nos centros de saúde as plantas medicinais que curam as doenças mais corriqueiras. O cultivo é feito em canteiros ou até mesmo em vasos. Mas não basta ter as plantas disponíveis, é preciso saber prepará-las e como utilizá-las.

No curso "Farmácia Viva - Utilização de Plantas Medicinais", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ensinamos como implantar e conduzir uma farmácia viva e como preparar e utilizar as plantas medicinais de forma segura e eficiente. Você receberá informações do engenheiro florestal Celso Trindade, doutor em ciências florestais pela Universidade Federal de Viçosa e de Maria Luiza Sartório, bacharel em química pela Universidade Federal de Viçosa e pós-graduada em engenharia de qualidade pela PUC-MG.

http://www.youtube.com/watch?v=7trIeVbsfL4

Marconi Vieira 14-04-2010 Plantas Medicinais
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.