Hidroponia de plantas condimentares e medicinais

A hidroponia aumenta significativamente o teor de princípios ativos das plantas

Plantas medicinais e condimentares hidropônicas

Nos últimos anos, tem se observado um aumento da demanda de plantas medicinais. Hoje, são realizadas muitas pesquisas sobre os princípios ativos de plantas há muito usadas pela população, comprovando seu efeito medicinal. O aumento da demanda resulta da indicação segura dessas plantas para tratamento de várias doenças, da busca por produtos naturais, sem resíduos prejudiciais à saúde, e do baixo custo do tratamento.

Ao mesmo tempo, cresce a exigência dos consumidores pela qualidade, em termos de higiene, ausência de resíduos agrotóxicos e alto teor de princípios ativos.

A hidroponia surge como uma alternativa para atender a essas exigências, pois, nesse sistema, as plantas são cultivadas sem contato com o solo, utilizando apenas solução nutritiva para promover o seu crescimento. Com o uso de água de boa qualidade, as plantas não sofrem contaminação por organismos nocivos à saúde. Além disso, observa-se um aumento significativo do teor de princípios ativos.

O cultivo de plantas medicinais, condimentares e aromáticas é, também, uma boa opção para quem já produz hortaliças em sistema hidropônico, pois permite diversificação da produção, atendendo a diferentes mercados e promovendo maior retorno financeiro.

O curso "Hidroponia de Plantas Medicinais e Condimentares", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, mostra todos os passos a serem tomados para iniciar a hidroponia dessas plantas e alcançar o sucesso. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor José Damião de Jesus Filho, engenheiro agrônomo pela UNITAU e doutor em solos e nutrição de plantas pela ESALQ-USP.

http://www.youtube.com/watch?v=gGURyPm6bWw

Marconi Vieira 14-04-2010 Plantas Medicinais
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.