Conheça as técnicas de plantio das plantas condimentares

Para determinar a necessidade de novas aplicações de calcário, é preciso realizar análises periódicas do solo

Preparo do solo

O primeiro passo do plantio das plantas condimentares é o preparo do terreno.

Devem ser empregadas técnicas de preparo que preservem o solo, evitando sua desestruturação e que fique exposto à erosão. Se o terreno estiver cheio de mato, é preciso fazer a capina, se a área for pequena. Em grandes áreas, é melhor utilizar o arado para a limpeza inicial.

O solo é o principal componente do sistema orgânico de cultivo. Ele deve ser manejado com cuidado, pois é um sistema vivo, em que convivem plantas, animais e microrganismos.

No preparo devem ser adotadas práticas tradicionais de conservação do solo como plantio em curvas de nível, cordões em contorno, faixas de retenção, dentre outras.

Aplicação de calcário

Em cultivos comerciais, é importante retirar amostras do solo da área onde será feito o plantio e enviá-las para um laboratório de análises de solo, para que seja feita sua análise química. Caso os resultados da análise indiquem que o pH do solo está abaixo de 5,5, será necessário fazer a correção da acidez, por meio da aplicação de calcário. A quantidade de calcário deve ser determinada por um técnico habilitado, com a utilização de fórmulas matemáticas específicas.

Quando há necessidade de fazer a correção da acidez do solo, o calcário pode ser espalhado sobre o solo antes ou depois da aração, ou do revolvimento com enxadão.

Pode ser aplicada metade da dosagem antes da aração, sendo o calcário incorporado com o arado. Esta operação deverá ser feita cerca de dois meses, antes do plantio, para que o calcário possa reagir. A outra metade da dose deve ser aplicada antes da gradagem, sendo incorporada com a grade, operação que é feita nos dias que antecedem o plantio.

Normalmente, não é necessário fazer calagem numa mesma área a cada plantio, no caso de plantios anuais. Dependendo de vários fatores, como as condições do solo, do clima, do manejo, o efeito da calagem pode durar mais que um ano. Se forem aplicadas práticas de incorporação de material orgânico ao solo, como adubação orgânica, adubação verde, cobertura morta etc., o pH do solo tende a se estabilizar, tornando-se desnecessária a aplicação de calcário.

Segundo Celso Trindade, coordenador do Curso Cultivo e Uso de Plantas Condimentares, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "para determinar a necessidade de novas aplicações de calcário, é preciso realizar análises periódicas do solo".

Equipe de Redação 10-11-2011 Plantas Medicinais
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.