Limpeza de pele deve ser feita com loções tônicas

A água de rosas é um cosmético altamente indicado para ser usado após a aplicação de máscaras

Como produzir água de rosas

O uso de loções tônicas ou adstringentes é recomendado na maioria das rotinas de limpeza, sua aplicação deve ser feita depois da lavagem com sabonete. Esse tipo de cosmético é um álcool com fragrância ou mesmo um chá de erva, usado para remover o óleo e dar uma sensação de rigidez à pele. A água de rosas, por exemplo, é uma loção altamente indicada para ser usada após a aplicação de máscaras.

Existe um método bem simples para fazer água de rosas em casa. As flores a serem usadas devem ser cultivadas sem a utilização de agrotóxicos ou quaisquer produtos químicos, senão o efeito poderá ser contrário ao esperado. O professor Celso Trindade, coordenador do curso Como Produzir Cosméticos Naturais, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, aconselha que "o ideal é usar rosas brancas, tradicionalmente empregadas em compostos medicinais. Serão necessários pelo menos doze flores recém-desabrochadas para fazer meio copo de água de rosas."

A metade do número das rosas deve ser despetalada e as pétalas colocadas em um vasilhame de vidro, cerâmica ou louça. Em seguida, essas pétalas devem ser trituradas com um pouco de água destilada. Depois, acrescentam-se as pétalas de outros seis botões, mas sem triturar. Por último, um filtro de papel é picado em pequenos pedaços e adicionado à mistura. O papel de filtro irá absorver e reter o óleo desprendido durante a maceração das pétalas, evitando que seja perdido.

Deixa-se macerar durante vinte e quatro horas. Ao final desse tempo, a mistura deve ser coada em filtro de papel. O líquido resultante é a água de rosas. Ela deverá ser guardada em um frasco de vidro âmbar. A água de rosas pode ser usada como refrescante e após a aplicação de máscaras. Se conservada na geladeira, tem validade de até dez dias.

http://www.youtube.com/watch?v=9nGp2QO9JXE

Marconi Vieira 23-11-2010 Plantas Medicinais
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.