Escolha dos ingredientes é de extrema importância para a fabricação de cosméticos

Matérias-primas podem ter origem orgânica ou inorgânica

Curso de fabricação de cosméticos naturais

Matéria-prima é toda substância que faz parte de uma formulação. Existem matérias-primas de caráter orgânico e de caráter inorgânico. Entre as inorgânicas, existem aquelas de origem natural, como o talco, caulim e bentonita. De origem sintética, podemos citar o lauril sulfato de sódio como exemplo.

As matérias-primas orgânicas podem ser naturais, obtidas de plantas, animais ou minerais; sintéticas, como a cânfora e o ácido salicílico; e semi-sintéticas, que são substâncias naturais alteradas em laboratórios, como a forma lipossolúvel da vitamina C.

A professora Maria Luiza Sartório, coordenadora técnica do curso Como Produzir Cosméticos Naturais, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, faz a seguinte observação, "existe, também, uma classificação das matérias-primas de acordo com a função ou efeito cosmético. Elas podem ser tensoativas, emolientes, umectantes, espessantes, hidratantes, conservantes, quelantes, perfumes, corantes e pigmentos.

Portanto, podemos dizer que, para a fabricação de cosméticos, a escolha dos ingredientes utilizados é de extrema importância, pois estes formularão o produto final com suas características. É importante lembrar, também, que a condição na qual a matéria-prima se encontra antes da fabricação irá afetar diretamente a qualidade do cosmético. Esses dois argumentos mostram a relevância desse assunto ao se iniciar a fabricação de produtos de beleza naturais.

http://www.youtube.com/watch?v=deFfvJGqAu8

Marconi Vieira 26-11-2010 Plantas Medicinais
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.