Que tal aprender a plantar camomila?

A camomila apresenta flores, ou melhor, capítulos florais, com múltiplas florezinhas, que lembram pequenas margaridas

Que tal aprender a plantar camomila?

A camomila apresenta flores, ou melhor, capítulos florais, com múltiplas florezinhas, que lembram pequenas margaridas. As espécies de camomila mais cultivadas são a camomila-alemã (Matricaria chamomilla) e a camomila-romana (Chamaemelum nobile). Ambas são chamadas popularmente de verdadeira camomila e falsa camomila, variando o nome conforme a região.

Seus capítulos florais apresentam princípios ativos que os tornam plantas medicinais, utilizados na forma de chás, compressas ou óleos essenciais. Sem falar no preparo de bebidas alcóolicas, como cerveja, vinho e licor; doces, como sorvete, goma de mascar e bala; e produtos beleza e higiene pessoal, como pasta de dentes, sabonete e xampu. Fora o uso da camomila como planta ornamental.

Clima e luminosidade


A camomila se desenvolve com vigor em regiões com clima ameno, com temperaturas que variam entre 7°C e 26°C. Já em regiões com temperaturas mais altas e baixa umidade relativa do ar, a planta floresce de forma precoce. Quanto à luminosidade, a camomila deve receber luz solar direta embora aceite sombra parcial.

Solo e irrigação


Para plantar camomila, o solo deve ser leve, com pH entre 6 e 6,8, além de apresentar boa fertilidade, boa drenagem e boa carga de matéria orgânica. Até mesmo em solos com baixa fertilidade a planta consegue se desenvolver, contanto que o solo não apresente acidez elevada. Quanto à irrigação da camomila, ela deve manter o solo úmido, com o cuidado de não o encharcar.

Plantio e espaçamento


Enquanto a camomila-alemã se propaga por sementes, a camomila-romana se propaga por sementes ou por divisão de plantas. No caso da semeadura, as sementes podem ser plantadas a 0,5 cm de profundidade, em local definitivo ou sementeiras (transplante de mudas com 2,5 cm a 5 cm de altura). A germinação começa uma ou duas semanas após a semeadura da camomila.

Quanto ao espaçamento em canteiros, recomenda-se as distâncias de 30 a 45 cm entre plantas. Tanto a camomila-alemã como a camomila-romana também podem ser plantadas em jardineiras ou vasos grandes.

Tratos culturais


Na fase inicial de cultivo, um dos principais tratos culturais da camomila é a remoção das plantas daninhas, para que elas não concorram com a camomila por água e nutrientes.

Colheita


A colheita da camomila ocorre 3 a 4 meses após o plantio quando os capítulos florais estiverem totalmente abertos. Após serem colhidos, eles devem passar por processo de secagem, em local ventilado e seco, antes de serem armazenados.

Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais:

Plantas Medicinais e Aromáticas - Colheita e Beneficiamento

Plantas Medicinais e Aromáticas - Produção de Mudas

Uso de Plantas Medicinais em Dermatologia

Fonte: hortas.info

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 23-09-2021 Plantas Medicinais
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Farmácia Viva

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.