Terapia floral: você sabe do que se trata?

A terapia floral é um importante segmento da Medicina Vibracional e atua na busca da saúde integral das pessoas. Pode-se dizer que elas agem por ressonância da energia de uma flor específica com uma emoção humana específica. A vibração da flor, que é transferida para a água usada na preparação da

Com a terapia floral, o paciente poderá se tornar um agente de sua própria cura

 

Os florais são preparados somente a partir de flores e nunca são tóxicos, têm natureza vibracional e não química

A terapia floral é um importante segmento da medicina vibracional e atua na busca da saúde integral das pessoas. Pode-se dizer que elas agem por ressonância da energia de uma flor específica com uma emoção humana específica. A vibração da flor, que é transferida para a água usada na preparação da essência floral, entra em ressonância com a vibração emocional da pessoa e equilibra determinada emoção. Os florais não curam determinado sintoma, da forma como agem os remédios; eles agem criando condições para que a pessoa enfrente suas dificuldades com mais naturalidade e harmonia. As essências florais têm o potencial de desenvolver a consciência e a personalidade do paciente. Assim, o paciente poderá se tornar um agente de sua própria cura, à medida que adquire uma compreensão mais profunda das causas emocionais de sua doença.

A diferença entre terapia floral e fitoterapia

A fitoterapia utiliza plantas medicinais para tratamento de doenças. Os princípios ativos das plantas, que são substâncias com efeito farmacológico, são a base desse tipo de tratamento. Dependendo da quantidade, podem ser tóxicos. A terapia floral utiliza apenas as flores na preparação das essências. A essência é utilizada muito diluída, não tendo matéria física suficiente para ter efeito farmacológico. As essências florais nunca são tóxicas, pois têm natureza vibracional, sendo utilizadas para tratar doenças emocionais e não físicas.

A diferença entre terapia floral e aromaterapia

A aromaterapia é o tratamento de doenças por meio de óleos essenciais. Estes são substâncias químicas de baixo peso molecular (voláteis), constituídos de terpenos, sesquiterpenos, cetonas, aldeídos, fenóis etc. Podem ser extraídos de diversas partes das plantas, como folhas, flores, casca, caule, rizomas. Como são extremamente concentrados, podem ser tóxicos quando ingeridos.

Já os florais, são preparados somente a partir de flores e nunca são tóxicos; têm natureza vibracional e não química. E podem ser utilizados em banhos, para massagem, em inalações ou podem ser ingeridos.

A diferença entre terapia floral e homeopatia

A homeopatia é um sistema terapêutico vibracional que utiliza medicamentos preparados a partir de substâncias de origem vegetal, animal e mineral, que são submetidas a diluições até que não haja mais matéria, somente energia. Um dos princípios básicos da homeopatia é a lei dos semelhantes, segundo o qual se procura um medicamento que produza num indivíduo sadio sintomas semelhantes aos sintomas que o paciente está sentindo.

Enquanto, na Homeopatia os medicamentos são produzidos a partir de substâncias de origem vegetal, mineral e animal, na terapia floral, eles são preparados somente com flores.

Segundo o professor Olinto José de Oliveira Neto, coordenador do Curso de Florais - Preparo e Utilização, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o medicamento homeopático deve ser diluído e dinamizado, por meio de sucussão, que são movimentos verticais repetitivos. Os florais são diluídos, mas não dinamizados.


Equipe de Redação 27-09-2012 Plantas Medicinais
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.