Como usar plantas medicinais na dermatologia

Uso de plantas medicinais para tratamento de pele

Fitoterapia é uma palavra formada por dois radicais gregos: phyton, que significa planta e therapia que significa tratamento. Então, a fitoterapia é uma forma de tratamento baseada em plantas medicinais. O uso de plantas para a cura de doenças e sintomas remonta aos primórdios do homem na Terra. Essa sabedoria popular atravessou os séculos e, ainda hoje, as plantas são remédios de grande valor para muitos povos.

Apesar de ter seus valores reconhecidos e constatados pelo povo, a fitoterapia não gozava de muito prestígio entre os profissionais da saúde. Nas décadas de 1950 e 1960, houve um grande avanço tecnológico da indústria farmacêutica, o que relegou a fitoterapia ao uso popular e leigo, e essa foi considerada ultrapassada, sem comprovação científica e de posologia imprecisa.

Esse quadro começou a mudar a partir de meados da década de 80, quando a ONU recomendou aos países em desenvolvimento que passassem a incentivar o uso de plantas como medicamentos. Então, as atenções voltaram-se para as plantas medicinais. Foram feitos estudos dos efeitos terapêuticos de algumas plantas, sendo comprovada sua eficácia.

Além disso, os fitoterápicos mostraram-se altamente vantajosos em termos de custos e benefícios. A partir daí, as plantas transformaram-se no centro das atenções da indústria farmacêutica e são usadas como matéria-prima para a fabricação de inúmeros medicamentos. Paralelamente, crescia também o interesse das pessoas por essa forma de tratamento, considerado menos agressivo do que o tratamento com produtos sintéticos e altamente eficaz para muitas doenças. As plantas medicinais mostraram-se poderosos remédios, tanto para doenças internas quanto para o uso dermatológico.

O curso "Uso de Plantas Medicinais em Dermatologia", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, vai mostrar alguns resultados de anos de pesquisa sobre a utilização de plantas medicinais. Além de trazer informações sobre plantas de grande valor na dermatologia, ensinará a preparar algumas das famosas fórmulas da farmácia dermatológica Galeno. A coordenação técnica e científica do trabalho ficou a cargo da Dra. Maria Bergo, graduada em medicina pela UFMG, especialista em dermatologia, pesquisadora de plantas medicinais.

http://www.youtube.com/watch?v=9kgfmAdM8gk

Marconi Vieira 14-04-2010 Plantas Medicinais
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.