Plantio de hortelã - siga as dicas

Plantio de hortelã - siga as dicas. O plantio de hortelã pode ser feito tanto em locais amplos como em locais com pouco espaço, como jardineiras e vasos.

O plantio de hortelã pode ser feito tanto em locais amplos como em locais com pouco espaço, como jardineiras e vasos

Plantio de hortelã - siga as dicas

A hortelã chegou ao Brasil com a vinda dos imigrantes japoneses no começo do século XX. Os paulistas foram os primeiros a praticar o cultivo comercial de hortelã. No decorrer dos anos, graças ao fácil cultivo dessa erva aromática medicinal, a planta disseminou-se por todo o território nacional. Atualmente, ela é utilizada comercialmente e no cultivo caseiro, plantada em jardineiras e vasos.

Uma das vantagens da hortelã é a facilidade de se adaptar a várias condições climáticas, contanto que receba grande incidência solar. Além disso, ela exige pouco espaço para o plantio, o que a permite estar sempre presente nos mais diversos ambientes. Como é considerada uma planta invasiva, o controle realizado com desbaste é uma medida necessária - principalmente se estiver no canteiro com outras plantas.

O seu crescimento é rápido em relação a outras plantas aromáticas e medicinais. Após 40 dias do plantio, a hortelã começa a produzir. Nesse momento, a planta ganha sabor e aroma intensos e seu óleo essencial alcança concentração máxima. Para colher suas folhas, é necessária uma tesoura bem afiada e higienizada. O corte deve ser realizado a 5 cm do nível do solo. Sua colheita é viável durante seis anos sem o replantio.

Como começar

As espécies mais comuns de hortelã são a Mentha spicata e a Mentha crispa. Há também a hortelã-pimenta, com aroma cítrico e sabor refrescante. Já a hortelã-limão é perfeita em bebidas geladas, como sucos e coquetéis. Em saladas, a hortelã-maçã combina muito bem. Por fim, a hortelã-abacaxi é ideal para ser plantada com outras plantas, já que é menos invasiva. A escolha deve seguir a finalidade do cultivo.

Tipo de propagação

A propagação ocorre por meio do plantio de estacas da hortelã. Elas devem ser colocadas em bandejas com substrato orgânico, adquirido em casas de produtos agropecuários. Outra opção é mergulhar os ramos (cortados a pouco) em um copo com água, para que surjam novas raízes. Recomenda-se que o procedimento seja realizado, nas primeiras semanas da primavera, no início do período das águas.

Como adubar

Geralmente, no plantio de hortelã, é utilizada a adubação orgânica, com esterco bovino. Caso não seja possível esse tipo de adubo, use esterco de aves, mas em menor volume. Na fase de crescimento, realize adubações mensalmente até seu pleno desenvolvimento. Se forem detectados sinais de deficiência de nutrientes - como folhas amareladas e desenvolvimento estacionado, devem ser realizadas adubações emergenciais.

Como irrigar

O ideal é proceder à irrigação no início da manhã ou fim de tarde. Em dias mais quentes, com altas temperaturas, as regas podem ser repetidas mais vezes durante o dia. O importante é manter o solo úmido, para que as raízes estejam sempre irrigadas. Quando em vasos e jardineiras, é necessário que estes apresentem furos para manter a boa drenagem. Embora algumas espécies de hortelã cresçam bem em locais encharcados, outras não aceitam excesso de umidade.

Fonte: Revista Globo Rural.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Plantas Medicinais.

Salvar

Andréa Oliveira 26-07-2017 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.