Plantio de pistache com mudas enxertadas

O plantio de pistache requer tempo até que a planta comece a produzir frutos de qualidade

Plantio de pistache com mudas enxertadas

A pistacheira é uma planta arbustiva com até 8 metros de altura na fase adulta. Originário do continente Asiático, o pistache conquistou os norte-americanos, hoje, um dos seus maiores produtores. Seus frutos são ovalados e apresentam casca dura como uma concha. Em seu interior, estão alojadas as deliciosas e nutritivas amêndoas. Além de serem consumidas in natura, elas podem ser utilizadas na fabricação de sorvetes.

Quando o plantio de pistache ocorre por sementes, a primeira produção de pistache demora muito. Nesse caso, a primeira colheita ocorre apenas quando a pistacheira chega aos oito anos de idade. Já o auge da produção acontece somente aos 15 anos de vida da arbustiva. Até mesmo o plantio de mudas enxertadas de pistacheira requer tempo até que a planta comece a produzir pistaches de qualidade.

Ainda assim, o plantio de pistache com mudas enxertadas é a melhor opção e ocorre da seguinte forma:

1. Devem-se adquirir mudas enxertadas de viveiristas reconhecidos no mercado. Trata-se de plantas fêmeas e plantas machos de fácil fertilização. Basta enxertar um ramo da planta macho na planta fêmea para fertilizá-la.

2. A cova de plantio deve ser aberta com profundidade do tamanho da raiz da muda e com o dobro da sua largura. O procedimento deve ser realizado com o auxílio de um ancinho para soltar bem a terra, o que acomoda melhor a raiz da planta.

3. A muda de pistacheira deve ser inserida na cova verticalmente. As raízes devem ser cuidadosamente acomodadas na cova para não sofrerem nenhuma injúria, o que poderia comprometer o desenvolvimento da planta.

4. Em seguida, a cova deve ser preenchida com terra sem pedriscos nem ervas daninhas, o que também poderia impactar no crescimento da pistacheira. O procedimento é facilitado com a ajuda de um rastelo. Também é importante molhar a terra, durante o plantio, para não formar bolsas de ar na cova.

5. Como a planta é própria de climas secos, basta regá-la uma vez por mês, mas com um bom volume de água. Regas em excesso fazem com que as folhas se tornem amareladas. Nesse caso, reduza o volume de água. Quando a planta entrar na fase de hibernação, as regas devem ser interrompidas.

6. Para saber o ponto de colheita do pistache, basta conferir se a casca (concha) está aberta e a polpa interna avermelhada. O pistache deve ser colhido quando maduro, mas sem demora, pois insetos e fungos podem comprometer a sua qualidade para a comercialização. No processo, basta chacoalhar a planta para que os frutos maduros se desprendam dos galhos.

7. A colheita em escala maior pode ser realizada com vibradores de troncos. Trata-se de máquinas que agitam os galhos até que os pistaches se soltem. Eles devem cair em cima de lonas distribuídas sob as arbustivas.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Produção de Amendoim de Qualidade

Produção de Milhos Especiais

Produção de Milho em Pequenas Propriedades

Fontes: Aprender a Plantar & Wikihow

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 13-11-2020 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.