Plantio orgânico de repolho

Saiba a forma correta de cultivar o repolho para bom retorno financeiro

Plantio orgânico de repolho   Artigo CPT

O repolho é um dos vegetais que você pode investir na sua plantação para conseguir um bom retorno financeiro, se você é horticultor e quer plantar repolho, não perca as dicas do professor Jacimar Souza do Curso CPT de Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve — Flor e Repolho.


- Preparação do solo

Dependendo das condições do terreno, decide-se a necessidade de preparo mecânico do solo por meio de aração e gradagem. Em áreas com pouca vegetação nativa, pode-se proceder a limpeza da área e a abertura de covas diretamente. Em solos com um nível médio a alto de ervas nativas, efetua-se uma aração com, no mínimo, uma semana de antecedência ao plantio e por ocasião do plantio realiza-se uma gradagem para uniformizar o solo.

- Espaçamento

Em seguida, faz-se a abertura das covas, empregando-se, normalmente o espaçamento de 0,60 entrelinhas e 0,40 m entre plantas. Nesses casos, será necessário empregar um espaçamento menor, 0,60 x 0,30 m, visando reduzir o tamanho das cabeças para um peso médio na faixa de 1,0 a 1,5 kg.


- Adubação Orgânica

Para adubação orgânica das covas, utiliza-se composto orgânico (30t/ha), esterco de curral (20 a 40 t/ha) ou esterco de
galinha (15 t/ha). Atualmente, existem outras opções de adubos orgânicos disponíveis no mercado ou de preparação em nível de propriedade, a exemplo do composto orgânico ‘Bokashi’.

Pela rusticidade dessa cultura, não se justifica a realização do parcelamento da adubação orgânica total recomendada. Portanto, para plantios no espaçamento de 0,6 m entrelinhas e 0,3 m entre plantas (55.500 plantas/ha), essas recomendações equivalem a uma aplicação de540 g de composto, 360 a 720 g de esterco bovino ou 270 g de esterco de galinha, por cova.


Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 24-06-2022 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.