Precauções com os herbicidas no milharal

Saiba como evitar danos maiores ao aplicar herbicidas no milharal

Precauções com os herbicidas no milharal     Artigo CPT

Os herbicidas podem te ajudar a ter maior controle da sua plantação, evitando que situações de descontrole dentro do seu milharal, entretanto, muitos herbicidas possuem grande efeito residual e efeitos colaterais. Considerando essa situação, o professor Glauco Vieira do Curso CPT de Produção de Milho em Pequenas Propriedades, ensina os cuidados antes de aplicar herbicidas no seu cultivo de milho.


Precauções no uso de herbicidas
Todos os herbicidas são produtos químicos tóxicos aos seres vivos, seja o homem, o animal e as plantas. Mesmo os de baixa toxicidade podem ser perigosos, por isso os produtores devem seguir as normas e as medidas de precaução para o seu uso e manuseio. As principais são:


→Sempre ler e seguir as recomendações do rótulo, e não utilizar em condições diferentes das especificadas.
→Preparar a mistura em local bem ventilado.
→Aplicar o produto sempre a favor do vento.
→Utilizar o Equipamento de Proteção Individual (EPI), composto de macacão impermeável, bota de borracha, luvas, máscara, chapéu e protetor.
→Em caso de qualquer tipo de indisposição, parar o trabalho, imediatamente.
→Evitar o armazenamento de produtos com outros defensivos, sementes, fertilizantes, alimentos, bebidas.
→Nunca se alimentar, beber ou fumar durante o manuseio do produto.
→Não ter contato direto com o produto. Em caso de contaminação, lavar se com água e sabão em abundância. No caso de irritações ou mal-estar, procurar um médico imediatamente.


Os herbicidas pós-emergentes apresentam ação residual variada e deve ter alta seletividade ao milho e uma rápida ação sobre as plantas daninhas. Sua ação no controle de planta daninha deve ser rápida, cessando imediatamente o processo de competição com a cultura.


Existem no mercado diversos produtos comerciais que são utilizados para o controle de plantas daninhas para a cultura do milho. A escolha do produto a ser utilizado deve considerar diversos fatores, sendo os principais as espécies de plantas daninhas que ocorrem na área, o sistema de produção utilizado, os equipamentos existentes na propriedade e as condições locais.


Sugerimos que os produtores sempre recorram a um engenheiro-agrônomo para recomendar o produto a ser utilizado, a dose recomendada e o método de aplicação.


Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 06-05-2022 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.