Produção de hortaliças - tire suas dúvidas

Produção de hortaliças - tire suas dúvidas. Às vezes, surgem algumas anormalidades que afetam a produtividade das hortaliças.

Independentemente dos objetivos da produção de hortaliças, às vezes, surgem algumas anormalidades que afetam a produtividade

Produção de hortaliças - tire suas dúvidas

Verduras e legumes é assim a forma como muitos chamam as hortaliças. Estas podem ser cultivadas tanto para fins comerciais como em hortas caseiras (para consumo próprio). "Com pouco espaço, é possível produzir hortaliças em variedade e quantidade suficiente para toda família, assim como vender o excedente", afirma João Tessarioli Neto, professor do Curso a Distância CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Independentemente dos objetivos da produção, às vezes, surgem algumas anormalidades que afetam a produtividade das hortaliças. Pensando nisso, elencamos os problemas mais comuns para tirar as suas dúvidas.
 
O que causa o apodrecimento dos brotos de alfafa?

Muitos são os fatores que podem causar o apodrecimento dos brotos de alfafa. Em especial, a qualidade das sementes e da água utilizada na irrigação da hortaliça, além da temperatura ambiente. Em relação às sementes, se elas forem velhas, não terão vigor para se desenvolver no tempo certo - como consequência, a planta apodrece antes de completar sua maturidade. Outro fator que pode causar o apodrecimento dos brotos antes da colheita é o alto índice de microrganismos nas sementes (problemas fitossanitários).

Quanto à qualidade da água utilizada na irrigação, se nela veicular bactérias, certamente elas contaminarão a planta - o que fará com que ela apodreça. Já em respeito à temperatura, se o ambiente de cultivo dos brotos apresentar altas temperaturas, poderão ocorrer desordens fisiológicas na planta, que promovem o seu apodrecimento.

Como eliminar os pulgões na couve?

Para o controle de pulgões na couve, existem várias receitas caseiras de inseticidas botânicos. Um dos mais eficientes é a calda de pimenta-do-reino e alho, que possui ação repelente nos insetos adultos e extermina as formas jovens do pulgão - hospedadas nas folhas da hortaliça. A solução deve ser aplicada nos períodos mais frescos do dia, preferencialmente sem incidência solar. Em geral, três aplicações em intervalos de cinco dias já bastam.

Algumas pessoas obtêm excelentes resultados utilizando detergente neutro (0,5%) diluído em água. Antes da pulverização, as folhas com maior número de pulgões devem ser retiradas e enterradas. A solução deve ser aplicada nos dois lados na folha, assim como no ápice da planta. É importante destacar que o processo deve ser repetido após dois meses.

Quantas cabeças a alcachofra deve produzir?

Um ano após o plantio, a alcachofra deve produzir sete cabeças. Depois, a cada ano subsequente, a hortaliça deve produzir 14 cabeças. Isso se considerarmos a produção comercial da alcachofra e outros importantes fatores - como clima e nutrição da planta. A hortaliça floresce em temperaturas baixas, portanto, o local de produção deve suprir essas exigências.

Outro aspecto fundamental para o pleno desenvolvimento da alcachofra é fornecer a ela os nutrientes essenciais para que cresça com vigor. Caso contrário, ela não produzirá o número de cabeças considerado normal.

Fontes: Revista Globo Rural e Embrapa.

Andréa Oliveira 18-10-2016 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.