Quais os tipos de pepino mais consumidos no Brasil?

Os pepinos mais consumidos no Brasil são o pepino aodai, o pepino caipira, o pepino holandês e o pepino japonês

Quais os tipos de pepino mais consumidos no Brasil?

“O pepineiro (Cucumis sativus) é uma planta herbácea rasteira, de ciclo curto. Seus frutos são consumidos ainda imaturos, crus ou em conservas. Embora existam vários tipos de pepinos, estes estão divididos em pepinos para salada (textura lisa) e pepinos para picles (textura rugosa)”, afirma Jacimar Luis de Souza, professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino.

O pepino é um dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros, pois apresenta uma série de benefícios para o organismo humano, incluindo o bom funcionamento do intestino. Além disso, ele é um alimento com 97% de água em sua composição, rico em fibras e nutrientes indispensáveis à manutenção da boa saúde.

Atualmente, os vários tipos de pepino são cultivados em regiões com climas mais quentes, como Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Os mais conhecidos são o pepino aodai, o pepino caipira, o pepino holandês e o pepino japonês. Todos versáteis e nutritivos, perfeitos para o preparo de saladas, sucos e conservas.

Principais tipos de pepino:

Pepino aodai


O pepino aodai ou pepino comum é o mais famoso comercialmente, sempre presente em quitandas, verdurões, mercados, supermercados e feiras. Seu formato é cilíndrico e sua casca, verde-escura. Ele complementa saladas cruas, em composição com outros vegetais, como alface, rúcula, agrião, cenoura e/ou tomate.

Pepino caipira


O pepino caipira possui casca com várias tonalidades verde-claras. Seu formato é alongado e cilíndrico podendo chegar a 15 centímetros de comprimento (ou mais). Entretanto, este ainda não é o maior dos pepinos.

Seu sabor é mais suave, diferentemente dos outros tipos de pepino. Assim como o pepino aodai, o caipira compõe uma grande variedade de saladas, junto a diversos tipos de vegetais. Como é diurético e nutritivo, é um dos mais utilizados no preparo de sucos detox.

Pepino holandês


Com sabor ligeiramente adocicado, o pepino holandês atinge 25 centímetros de comprimento. Seu formato é cilíndrico, assim como os demais pepinos; e sua cor, verde-escura. Já a sua casca é lisa e fina. Este é um dos pepinos mais consumidos na Europa embora também esteja presente no mercado brasileiro. Aqui, muitos produtores cultivam esse tipo de pepino no sistema hidropônico.

Pepino japonês


Capaz de alcançar 30 centímetros de comprimento, o pepino japonês possui casca com pequenos espinhos e cor verde-escura. Com formato afinado e alongado, esse tipo de pepino não apresenta sementes, como os demais. Por isso, é o mais utilizado em pratos cozidos e saladas agridoces, como sunomono (culinária japonesa).

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino

Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção

Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufa

Fonte: agro20.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 21-10-2021 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Princípios Básicos da Agricultura Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.