Qual a principal lagarta que ataca a cultura do milho?

A principal lagarta que ataca a cultura do milho é a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) independentemente do estágio de desenvolvimento da planta

Qual a principal lagarta que ataca a cultura do milho?

Somos um dos países que mais produzem grãos no mundo, principalmente milho e soja. Entretanto, nossas lavouras sofrem riscos contínuos do ataque de pragas. Nosso clima tropical é caracterizado pelo aumento da temperatura e da umidade relativa do ar, condições que favorecem o surgimento de lagartas. Os riscos de ataque ainda podem aumentar quando várias safras são cultivadas no mesmo ano.

Quando atacam o milharal, as lagartas comprometem a produtividade, além de trazerem sérios prejuízos ao produtor de milho, com perdas econômicas desastrosas. A principal lagarta que ataca a cultura do milho é a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) independentemente do estágio de desenvolvimento da planta. Entretanto, no estágio inicial do ataque, é mais fácil detectar a presença da praga na lavoura.

Quando os primeiros sinais de ataque são observados, o produtor deve avaliar o grau de infestação da lagarta para tomar a decisão mais acertada quanto ao controle da praga. Em casos leves de ataque um controle menos agressivo é suficiente para combater a lagarta-do-cartucho.

Ataque


Na fase de estabelecimento da cultura de milho, o ataque da praga não permite que a planta se desenvolva, o que resulta em falhas no estande. Já no momento em que ataca o cartucho e se aloja nas espigas, a lagarta reduz a produtividade da lavoura de milho, além de comprometer a qualidade dos grãos.

Perdas


O alvo do ataque da lagarta é o cartucho do milho, daí o nome da praga. Entretanto, ela também pode atacar as plântulas, as espigas e a base da planta. Nesse último caso, o ataque impacta no ponto de crescimento da planta, o que causa o sintoma conhecido como “coração morto”. Com o ataque, as perdas de produtividade do milharal podem chegar a 40%.

Manejo sustentável


O manejo sustentável começa com a antecipação da dessecação para não deixar fontes de alimento para a praga. Além disso, o produtor de milho deve inspecionar a área antes de realizar o plantio. Nesse caso, se a lagarta for encontrada, devem ser utilizados inseticidas prescritos por engenheiro agrônomo.

Não podemos nos esquecer do tratamento das sementes do milho, que protege a cultura na fase inicial de desenvolvimento. O produtor também pode investir em biotecnologia para maior êxito no manejo em campo. Além disso, é importante realizar o monitoramento ao longo do desenvolvimento da cultura.

Caso 20% das plantas apresentem raspagem, devem ser aplicados inseticidas alternados para impedir a resistência da praga aos produtos. Outras práticas complementam o manejo sustentável, como uso de produtos biológicos e fisiológicos. Além disso, o produtor pode usar áreas de refúgio com plantas Bt.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Produção de Milho em Pequenas Propriedades

Produção de Milhos Especiais

Controle de Formigas Cortadeiras

Fonte: Pragas.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 08-06-2021 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Produção de Milhos Especiais - Milho Verde e Milho-Pipoca

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.