Quer enriquecer sua horta caseira? Que tal plantar cebolinha-verde?

Planta perene chinesa, a cebolinha-verde (Allium fistulosum) apresenta pseudocaules sem bulbos e folhas cilíndricas ocas

Quer enriquecer sua horta caseira? Que tal plantar cebolinha-verde?

Planta perene chinesa, a cebolinha-verde (Allium fistulosum) apresenta pseudocaules sem bulbos e folhas cilíndricas ocas. Existem inúmeras cultivares de cebolinha-verde, dentre elas, as altas e as baixas. As folhas e os pseudocaules das cultivares baixas, bem como os pseudocaules das cultivares altas de cebolinha-verde enriquecem os mais variados pratos da gastronomia mundial.

Enquanto as cultivares baixas de cebolinha-verde parecem a cebolinha-francesa, as cultivares altas de cebolinha-verde lembram o alho-poró. Entretanto, as cultivares de cebolinha-verde mais comuns no Brasil são as baixas. Inclusive, elas podem ser facilmente ser cultivadas na horta caseira, como veremos a seguir:

Clima e luminosidade


Embora existam cultivares de cebolinha-verde próprias para altas ou baixas temperaturas, a planta se desenvolve melhor em regiões com temperaturas de 13°C a 24°C. Quanto à luminosidade ideal, a cebolinha-verde requer algumas horas de luz direta do sol por dia.

Solo e irrigação


O cultivo de cebolinha-verde deve ser realizado em solo com boa fertilidade e boa drenagem, além de apresentar boa carga de matéria orgânica. Embora se desenvolva bem em vários tipos de solo, a planta não tolera solos com acidez elevada nem encharcamentos. Quanto à irrigação, ela deve manter o solo continuamente úmido.

Plantio


O plantio de cebolinha-verde ocorre por semeadura ou divisão de touceiras retiradas da planta adulta. A semeadura pode ser realizada em sementeiras ou em local definitivo. No primeiro caso, as mudas de cebolinha-verde devem ser transplantadas quando alcançarem o tamanho ideal. Já no plantio por divisão de touceiras, devem ser selecionadas as folhas mais desenvolvidas da planta adulta. A cebolinha-verde também pode ser plantada em vasos e jardineiras.

Tratos culturais


No cultivo da cebolinha-verde, um dos principais tratos culturais é a remoção das plantas daninhas para impedir que ambas concorram por água e nutrientes. Para produzir cebolinha-verde com longos pseudocaules brancos, ela deve ser cultivada com terra amontoada em volta.

Colheita


A colheita da cebolinha-verde ocorre após 75 a 120 dias do plantio conforme a cultivar. As folhas podem ser colhidas, junto à base, sem o pseudocaule; ou inteiras, com o pseudocaule. Nesse último caso, a colheita deve ser realizada 90 dias após o plantio.

Conheça os Cursos CPT:

Horta Caseira - Implantação e Cultivo

Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção

Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufa

Fonte: hortas.info

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 30-09-2021 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Princípios Básicos da Agricultura Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.